OLIMPÍADAS DE LONDRES 2012


 
A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem em um país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.

Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C, os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estado. No ano de 392 d.C, os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy , conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

Acontecerão, entre os meses de julho a agosto de 2012 na cidade de Londres (Inglaterra), os XXX Jogos Olímpicos. A abertura será realizada  no dia 27 de julho e a cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 12 de agosto, no Estádio Olímpico de Londres. O lema dos jogos será "Live is one" ("Viva como se fosse o único").

O estádio Olímpico de Londres está localizado no Parque Olímpico. Sua capacidade será de 80.000 espectadores.

Wenloch e Mandeville são os mascotes oficiais das Olimpíadas de Londres 2012. Eles são animações que representam duas gotas de aço que restaram da última viga de suporte do Estádio Olímpico de Londres, de acordo com seus criadores.













As medalhas que serão distribuídas em Londres são as maiores e mais pesadas da história dos Jogos de Verão. Elas pesam 400 gramas, o dobro da média das edições anteriores, e têm 85 milímetros de diâmetro. A parte da frente das medalhas possui um ícone sobreposto ao rio Tâmisa, e linhas geométricas que supostamente representam a energia da cidade.A parte de trás apresenta o design obrigatório,o da deusa Niké e o Estádio Panatinaiko.

PAÍSES QUE GANHARAM MAIS MEDALHAS DE OURO NA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS 

1) Estados Unidos - 932
2) União Soviética - 395
3) Reino Unido - 208
4) Alemanha - 192
5) França - 191
6) Itália - 190
7) China - 163
8) Hungria - 159
9) Alemanha Oriental - 153
10) Suécia - 142
...
38) Brasil - 17

Fonte: www.suapesquisa.com

Comentários

MAIS LIDAS