PRAGA: MERCADOS DE NATAL

Que cidade fabulosa! Fiquei deslumbrada com a beleza da arquitectura e como se não bastasse, nevou na noite que chegámos. Resultado, no dia seguinte tinhamos para explorar uma cidade linda coberta com um manto de neve.

Voamos com a TAP a partir de Lisboa e ficámos 5 dias em Praga.

Sinceramente achámos a cidade de super fácil locomoção, tanto a pé como de transportes metro e tram. Muito segura, sendo que nunca nos sentimos com receio de assaltos ou o que fosse.

Nesta altura do ano, escurece muito cedo. Às 16h já é noite e o frio é agressivo, pelo que optámos por levantar cedo, fazer os passeios até às 16h e voltar para o hotel para descansar e aquecer. Depois saíamos para jantar nos mercados de Natal e regressar ao hotel.

No 1° dia jantámos perto do hotel num restaurante italiano fenomenal e fomos a correr para o hotel já que nevava intensamente.

No 2° dia encontrámos uma cidade coberta de um manto branco e para aproveitar a paisagem fomos visitar a ponte S. Carlos, Mala Strana e subimos até ao castelo.

Como era fim de semana e estava uma fila enorme, resolvemos descer e regressar ao centro histórico.

Da ponte S Carlos descemos para a margem do rio e caminhámos em direcção à ilha. No caminho, passamos pelo muro de Lennon para a foto da praxe e o Water mill with gremlin. Uma roda de água que está num canal de água e tem um pequeno gnomo sentado. 

Mas foi na ilha que tive a maior surpresa de todas. Nesta ilha existe uma enorme colónia de Castores. Como as pessoas costumam passear por lá e alimentá-los, estão muito acostumados com os humanos.

De regresso, passámos pelo edifício dançante,  e seguimos para o monumento de Kafka, a cabeça giratória.

Já cansados e cheios de frio, regressámos ao hotel para descansar até ao jantar.

No 3° dia, fomos visitar o complexo do castelo. E sinceramente, mais uma vez fiquei completamente rendida a esta cidade.

No complexo do castelo, pode se visitar o castelo em si, a catedral e a Golden Lane, uma pequena rua de casinhas medievais dentro das muralhas do castelo onde viveram várias personagens históricas checas como o próprio Kafka, uma vidente cuja história me emocionou, um cineasta...

De regresso à cidade, fomos até ao centro, a Old square ou praça velha onde se encontra o relógio astronómico, a Igreja da Nossa Senhora em frente de Týn, e o mais movimentado e turístico mercado de Natal de Praga.

Esta praça é lindíssima mesmo. Todos os edifícios que a rodeiam são de uma beleza indescritível.

Aproveitámos e subimos a torre do relógio para ver a cidade e a praça de cima e que vista... A subida faz-se de elevador e é muito acessível.

No 4° dia, fomos explorar o complexo judeu de Praga e confesso que fiquei muito surpreendida com a quantidade de sinagogas que existe na cidade, a forma organizada como contam a história toda da comunidade judaica na região da Boemia desde a sua chegada na idade média até aos dias de hoje.

Dois dos momentos mais emocionantes são a sinagoga onde as paredes interiores estão todas escritas com os nomes dos judeus checos mortos no Holocausto e o cemitério judeu tão antigo que as placas de pedra gastas, cobertas de musgo, inclinadas umas sobre as outras transmite uma vibe fantasmagórica e gótica.

No 5° dia, visitámos uma zona da cidade mais distante e não tão turística, Vysehrad uma fortaleza com um parque, um miradouro com vista lindíssima para o rio, duas igrejas e um cemitério.

Depois de almoço era hora de pegar nas malas e rumar ao aeroporto para regressar a Lisboa.

Sobre os mercados de Natal de Praga:

- Estão abertos todos os dias. Vão de 26 de Novembro a 3 de Janeiro;

Todos eles têm uma localização central.  Os Mercados de Natal mais populares estão localizados próximos uns dos outros. Dá para ir caminhando facilmente de um para o outro.

PRAÇA DA CIDADE VELHA (STAROMĚSTSKÉ NÁMĚSTÍ) - É o mais famoso e turístico de todos os mercados de Natal de Praga. Rodeada de barraquinhas de madeira onde se vende comida, vinho quente, artesanato... Tem uma plataforma de madeira com iluminações natalícias para tirar fotos. O ambiente é fantástico mas muita confusão e os preços um pouco mais caros.

PRAÇA VENCESLAU (VÁCLAVSKÉ NÁMĚSTÍ) - O segundo maior dos Mercados de Natal em Praga é realizado na parte inferior da Praça Venceslau, no coração do centro histórico. Esta praça é no fundo uma grande avenida que numa ponta fica o museu de Praga. É lindo ver a praça toda iluminada e as suas barraquinhas de madeira espalhadas ao seu comprimento.

PRAÇA DA PAZ (NÁMĚSTÍ MÍRU) - Praça da Paz fica no coração de Vinohrady, é uma região muito rica em história. É ali que fica a  Igreja de St. Ludmila, a Casa Nacional de Vinohrady e o Teatro Vinohrady. Tradicionalmente, este é o primeiro mercado a abrir as suas portas na temporada natalina. Tem cerca de sessenta barracas, e é menor do que os Mercados da Cidade Velha e o da Praça Venceslau. Este é um mercado local de Natal visitado principalmente pelos moradores do bairro circundante de Vinohrady. Por este motivo, é menos turístico, menos caro e menos confusão.

CASTELO DE PRAGA (PRAŽSKÝ HRAD) - Localizado na Praça de St. George (Namesti sv. Jiri), atrás da Catedral St. Vitus (Katedrala sv. Vit), ele fica no centro do complexo do castelo. 

Mais pequeno do que os outros mercados e mais calmo.

Texto retirado do site Temos um mundo para explorar. 

Comentários

MAIS LIDAS