O FUTEBOL EM DORES DO INDAIÁ


 
O futebol em Dores do Indaiá é praticado de forma amadora, muito pela falta de recursos dos clubes da cidade. Os estádios possuem estrutura simples e campos irregulares. As quatro principais agremiações do município são: Dorense Futebol Clube, o Cerradão Futebol Clube, o Zacarias Futebol Clube e o Clube Atlético Vilanovense. 

O Dorense Futebol Clube é uma agremiação centenária fundada em 18 de junho de 1918. Teve seu auge na década de 1960, onde participou do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão por cinco vezes (1961, 63, 64, 65 e 67). Também conquistou vários campeonatos regionais e municipais, entre elas a Copa Ronaldo Costa. O estádio Oswaldo de Araújo, sede do Dorense localiza-se no tradicional bairro São Sebastião, tendo capacidade para 5 mil torcedores.

Já o Cerradão Futebol Clube é uma agremiação futebolística recente, que já participa de vários campeonatos municipais e regionais, sendo muito competitivo. 

O tradicional clube alviverde de Dores do Indaiá, o Zacarias Futebol Clube foi fundado em 12 de dezembro de 1955. Hoje é um clube armador, que possui campo para jogos com pouca estrutura, além de baixo orçamento.

A agremiação possui uma rica história futebolística, baseada em participações e conquistas de campeonatos municipais e regionais. Uma das recentes conquistas foi o título da Copa Ronaldo Costa em 2018, vencendo na final o Dorense Futebol Clube por 2 a 1, o principal e mais tradicional rival do Zacarias.

Já o Estádio Geraldo Marques da Silva, o campo do Zacarias, localiza-se na rua Goiás, no bairro Juiz de Fora, em Dores do Indaiá. O campo recebeu a instalação de iluminação em 2018, o que permitiu a realização de jogos no período noturno e também mais um horário de esportes e lazer para a comunidade local.

Por fim, o Clube Atlético Vilanovense também é um clube bem tradicional, fundado em 14 de julho de 1986, regularmente disputa campeonatos e manda seus jogos no simples Estádio Municipal José Maria de Melo, no bairro São José. Esse estádio passou por melhorias, recebendo iluminação, o que permite jogos no período noturno. 

Texto de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá. 

Comentários

MAIS LIDAS