CRUZEIRO ESPORTE CLUBE: 100 ANOS DO GIGANTE

Um dos maiores clubes do futebol brasileiro, o Cruzeiro Esporte Clube irá completar 100 anos de muitas glórias, histórias e tradição. Fundado em 2 de janeiro de 1921 em Belo Horizonte pela colônia italiana com o nome de "Societá Sportiva Palestra Itália", teve seu nome mudado em 1942 por imposição do Governo de Getúlo Vargas, porque fazia referência aos países do Eixo (Itália, Alemanha e Japão), inimigos do Brasil na Segunda Guerra Mundial. 

O Cruzeiro se torna um clube de proporções nacionais a partir da década de 1960, quando passa a jogar no Mineirão e tem como primeiro grande triunfo a conquista da Taça Brasil de 1966 contra o Santos de Pelé. Nessa época também começa a fortalecer a rivalidade com o Atlético Mineiro, são vários jogos decisivos além da rivalidade das torcidas. Em 1976 o Cruzeiro conquista sua primeira Libertadores da América contra o River Plate, além do vice do Mundial contra o Bayern de Munique. 

A partir da década de 1990 o Cruzeiro teve seu auge no que se refere a títulos: foi a Libertadores de 1997 e Recopa de 1998, 3 Campeonatos Brasileiros, 6 Copas do Brasil além de vários Campeonatos Mineiros. Mas o ano mais glorioso foi em 2003, com a conquista da Tríplice Coroa (Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil). Entre os maiores ídolos do clube figuram craques como Tostão, Piazza, Dirceu Lopes, Marcelo Ramos, Alex e o goleiro Fábio. São mais de 8 milhões de cruzeirenses que simbolizam a paixão,  garra e a vontade de ganhar sempre, a alma do time celeste de Minas Gerais. 

Texto de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá. 


Comentários

MAIS LIDAS