TRADIÇÃO E BELEZA ARQUITETÔNICA DA ESCOLA ESTADUAL "FRANCISCO CAMPOS"



 
A Escola Estadual “Francisco Campos” é um dos principais colégios públicos de Dores do Indaiá. Desde a sua fundação em 26 de março de 1928, a Escola Normal é símbolo de muita tradição e respeito por parte da sociedade local. O nome da escola foi uma homenagem a Francisco Campos, ilustre dorense que ficou conhecido na política nacional.

O prédio da escola foi construído no final da década de 1920 e é importante atrativo turístico do município. A instituição já foi referência estadual de ensino em sua época áurea (final da década de 1920 e começo de 1930), tendo recebido professores renomados e importante acervo didático e literário.

O estabelecimento apresenta características arquitetônicas da primeira metade do século XX, prédio suntuoso, em estilo eclético, com dois pavimentos, além de fachada impressiva e escadaria de mármore. O interior da Escola Normal é bastante amplo, com piso antigo de cerâmica bem trabalhada, escadas internas de mármore e grades de ferro.

Também há uma construção anexa, denominada de “Classes Anexas”, também com estilo neoclássico onde funcionou por muitos anos um antigo pensionato e atualmente abriga as instalações da secretaria da escola.

Nos últimos anos a Escola Normal passou por uma grande reforma, tendo suas características originais mantidas. Em 2006, ela foi o primeiro bem material a ser tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Dores do Indaiá, dando maior relevância e proteção.

Entre os principais eventos que são realizados nas instalações da escola, destaca-se as reuniões didáticas, eventos culturais e sociais que geralmente ocorrem no Salão Nobre que se localiza no segundo pavimento e também é um espaço de grande potencial para visitação turística. Para eventos esportivos escolares, há as instalações da quadra de futsal e de vôlei que se localizam no interior da escola.

Atualmente a Escola Normal oferta turmas do ensino fundamental e médio para a cidade de Dores do Indaiá no horário da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta. A visitação por parte do público deve ser comunicada com a direção da escola.

Texto de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá, com informações do Inventário da Oferta Turística de Dores do Indaiá.

Comentários

MAIS LIDAS