PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE: PULMÃO DO AÇO

A Região Metropolitana do Vale do Aço se destaca por ser uma das mais importantes regiões produtoras de aço do Brasil. Isso acontece devido a existência de duas grandes empresas na região, a Usiminas, localizada em Ipatinga, e a Arcelor Mittal Inox (antiga Acesita), situada em Timóteo. Com uma população que já supera os 500 mil habitantes, o Vale do Aço é uma das regiões de Minas Gerais mais desenvolvidas.

Em meio a esse cenário industrial pujante encontra-se o Parque Estadual do Rio Doce. Ele está localizado no leste de Minas Gerais e faz divisa com as cidades de Timóteo, Ipatinga, Marliéria e Dionísio. Conta com uma ótima estrutura para camping e para a prática de arborismo, pesca, caminhadas e passeios de barcos. Atua como centro de pesquisas, além de servir de filtro, purificando o ar de toda poluição despejada pelas grandes siderúrgicas.

O parque também se destaca por outros aspectos que merecem atenção. Juntamente com o Pantanal Matogrossense e o sistema Amazônico, o parque forma o conjunto dos três maiores complexos de lagos do Brasil.

Nele encontram-se cerca de 40 lagoas. A maior e mais famosa delas é a Lagoa Dom Helvécio ou simplesmente Lagoa do Bispo. Possui cerca de 670 metros de espelho d'água com a profundidade máxima de 32,5 metros. O nome da lagoa foi escolhido em homenagem ao mentor do projeto de preservação do parque, o Arcebispo do município de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, em 1944.

Outro fator de se considerar é que esse é o maior parque florestal de Minas, além de ter a maior floresta contínua do sudeste brasileiro. Assim sendo a maior reserva de Mata Atlântica de Minas Gerais. Nessa imensidão de florestas estão abrigadas espécies de fauna e da flora brasileira, são animais como a capivara, anta, macaco-prego, paca, cotia, onça pintada, o macuco e o  mono-carvoeiro convivem com espécies de plantas como o jequitibá, a sapucaia, o jacarandá-da-bahia entre vários outros.

Fonte: Revista de Minas.

Comentários

  1. ♥° °♥° °♥° °♥° °♥°
    █▀▀▀▀▀▀▀▀▀█
    ▌░▄██▄██▄░ ▌
    ▌░███████░ ▌
    ▌░░▀███▀░░ ▌
    ▌░░░░▀░░░░ ▌
    █▄▄▄▄▄▄▄▄▄█
    °♥° °♥° °♥° °♥° °♥°
    ║✰ Sé feliz de verdad, nunca lo olvides ✰║
    ˚ ˚˚ ★MaRiBeL★˚ ˚˚

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS