CAVALHADA EM COMEMORAÇÃO AOS 180 ANOS DA FESTA DO ROSÁRIO DE DORES DO INDAIÁ


Dores do Indaiá está em festa por causa da comemoração dos 180 anos da tradicional Festa do Rosário, considerado importante patrimônio cultural e que deve atrair em torno de 20 mil pessoas pelas ruas da cidade. E uma das manifestações que ganham grande relevância na festa do congado é a cavalhada, que ocorre no bairro São José.


Em um ato de bravura e lealdade o guardião da rainha corre para atingir com a lança o coração, que em seguida deve ser entregue para a majestade. Um gesto de respeito e amor com a rainha perpétua, começando assim a cavalhada em Dores do Indaiá. 

A estrela é outro símbolo almejado pelos cavaleiros e deve ser retirada do varal das prendas pelo homem de confiança do capitão. Depois disso, todos participantes da guarda tentam atingir as prendas. Parece até uma brincadeira, mas a platéia fica encantada, pois tudo aquilo representa a devoção e fé por Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, padroeiros da festa. "A cavalhada representa a luta entre mouros e cristãos, em que os cristãos vencem os mouros e restabelece a fé católica na península ibérica. A partir de então essa representação simbólica foi inserida no congado, significando uma batalha pela fé", relatou o padre Antônio Carlos Ferreira do Cout.

O frentista Adilson Pereira Lino, está no congado pagando uma promessa por ter se recuperado de um infarto no início do ano. "Graças a Deus estou firme aqui, todo o ano se Deus quiser", disse o frentista.

Atenta a tudo está a rainha Perpétua. Ivany Chavas Coutinho representa a figura mais venerada desta festividade há 32 anos. "A rainha, pela história, seria uma representação da princesa Isabel que lutou pelos direitos  e sobrevivência deles", relata Ivany.

A Festa do Rosário de Dores do Indaiá acontece de 10 a 13 de agosto de 2012, com uma grande variedade da atividades culturais.

Adaptado do site: g1.globo.com

Comentários

  1. Olá Leonardo,
    Que legal teu blog; enquanto o meu só fala bobagens e até palavrões o teu é todo politicamente correto e divulga a cultura da tua gente. Mais uma vez parabéns. Vou voltar com mais tempo para ler os posts mais antigos.
    Um xero do tamanho da Bahia pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo espaço cultural que tens aqui. Agora sigo-te. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, vim aqui retribuir sua visita ao meu blog, dizer que fiquei feliz em te ter por lá, estou te acompanhando também, quero que saibas que és muito bem vindo no cantinho do meu pequeno anjo, nossos blogs tem conteúdos totalmente diferentes, mais não impede de mantermos contato e assim conhecer um pouco de cada um, agradeço de coração e fica com Deus, abraços da Thy, mamãe do anjo Malu! www.anjomalu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelos comentários de todas vocês. Aos poucos vou acompanhando o que vcs vão postando. Muito obrigado mesmo. Léo.

    ResponderExcluir
  5. A cavalhada em Dores do Indaiá não acontece somente no Bairro São José! A principal e mais tradicional ocorre na praça dos Mineiros. Esta cavalhada do bairro Juiz de Fora existe há muitos anos e é organizada pelo congo Real do bairro Juiz de Fora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS