CIRCUITO DAS GRUTAS


O Circuito Turístico das Grutas (ACTG) foi criado em maio de 1998 com o objetivo de planejar, estruturar e fomentar a atividade turística na região. O Circuito é composto por sete municípios que se localizam na região central de Minas Gerais: Sete Lagoas, Baldim, Caetanópolis, Cordisburgo, Inhaúma, Lagoa Santa e Matozinhos. No final de 2010, os municípios de Capim Branco e Jequitibá foram suspensos, oficializando a adesão de Inhaúma e Caetanópolis. Porém, esta atualização ainda não se oficializou junto a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG).

O nome do circuito é devido a existência de várias grutas. O acesso às três principais grutas do circuito (Guta da Lapinha, Gruta do Maquiné e Gruta Rei do Mato) são feitos por estradas pavimentadas, administradas pelas prefeituras municipais, interligadas às rodovias. A entrada da Gruta Rei do Mato, se dá através do trevo de acesso à cidade de Sete Lagoas, às margens da BR-040.

As cidades de Sete Lagoas, Lagoa Santa e Matozinhos são os municípios que possuem melhor infra-estrutura e equipamentos turísticos, entretanto, os atrativos turísticos estão mais bem distribuídos entre todos os municípios do circuito.

ROTA LUND

O Rota Lund é um projeto que integra vários órgãos governamentais estaduais e municipais, de caráter educativo e científico, que busca o desenvolvimento do turismo com sustentabilidade. O nome do projeto é uma homenagem ao primeiro paleontólogo no Brasil, o dinamarquês Peter W. Lund. O Lund foi responsável por fazer dessa região o berço mundial da ciência de ecologia vegetal e referência americana da arqueologia, paleontologia e espeleologia.

Para implantação da rota estão sendo construídos centros receptivos nas três grutas, que já receberam moderna iluminação, com tecnologia LED. O projeto conta ainda com a participação ativa da OMT através do seu programa de voluntários. Esta equipe se compõe de profissionais das áreas de turismo, marketing, arquitetura e administração de diversas partes do mundo como Espanha, França, Andorra e Reino Unido. Além de estudantes da PUC Minas das áreas de turismo, direito e arquitetura. Os voluntários realizaram levantamento da oferta turística pesquisas de demanda atual e potencial, entrevistas com a comunidade e órgãos oficiais. Ao final das visitas técnicas, será elaborado um plano estratégico de desenvolvimento turístico para o Circuito das Grutas com o objetivo de aumentar o fluxo turístico em Belo Horizonte e na região que abrange o Projeto Rota Lund. O programa é voltado, principalmente, para o mercado internacional.

Site de Referência: www.circuitodasgrutas.com.br

Comentários

  1. Olá meu amigo, Leonardo!
    Hoje vim com mais calma e constatei, que seu blog é muito bom e informativo. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS