SERRA DA SAUDADE: OS ATRATIVOS DO MENOR MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS

Serra da Saudade é conhecida por ser o menor município de Minas Gerais e o segundo menor município do Brasil, só sendo maior que Borá, cidade do interior de São Paulo. O município era distrito de Dores do Indaiá, porém em 30 de dezembro de 1962 conseguiu sua emancipação político-administrativo. O primeiro administrador foi uma mulher, a senhora Elza Gonsalves Moreira, que começou uma tradição de participação ativa da sociedade feminina na cidade.

O município de Serra da Saudade está localizado na região centro-oeste de Minas, a 230 km de Belo Horizonte. A cidade faz divisa com Dores do Indaiá, Quartel Geral, São Gotardo e Estrela do Indaiá e o território é basicamente formado por planaltos, o que propicia a exploração do turismo de aventura, além da rede hidrográfica que pode ser utilizada para esportes radicais.

DADOS DE SERRA DA SAUDADE

Área: 335, 581 km²
População: 815 habitantes
Densidade Demográfica: 1,43 hab./km²
IDH: 0,742
PIB: R$ 9.888.556
PIB per capita: R$ 11.123, 24

Fonte: IBGE 2010

As três festas mais conhecidas do município é a Festa do Peão, a Festa de Nossa Senhora do Rosário e a Folia dos Reis. A Festa do Peão ocorre no mês de maio com a apresentação de montarias de peões e desfiles de cavalos e carros alegóricos, já a Festa de Nossa Senhora do Rosário ocorre em setembro, tendo a participação de aproximadamente 25 ternos, sendo que dois são de Serra da Saudade, e os outros são de municípios da região, e a Folia dos Reis é comemorada todo dia 6 de janeiro, sendo que desde a década de 1970 dois ternos mantém a memória do passado da festa.

Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade é a Barra do Funchal, onde bifurcam os rios Funchal e Indaiá. Nessa região é possível fazer bóia-cross, canoagem e pescaria. Perto do local fica a antiga ponte onde transitavam os viajantes que iam para Brasília, além de túneis contruídos para abrigar a antiga ferrovia que passava por Serra. Também existem cachoeiras, vales, belos mirantes, praticar mountain bike, trekking, bóia-cross, canoagem. Pode-se fazer Tirolesa entre montanhas com vãos livres de quase 500 metros entre dois pontos.

Outro aspecto muito importante é a receptividade e a traquilidade da população de Serra da Saudade, sendo um atrativo típico de uma pequena cidade do interior de Minas. A cidade comemora no final de 2012 cinquenta anos de emancipação político-administrativa, um marco na história de Serra.

Serra da Saudade também é um dos integrantes do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, que é uma forma de desenvolvimento regional do turismo implementado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG). O circuito foi criado em 2008, mas só no final de 2010 foi certificado pela Setur-MG, após o cumprimento de uma série de exigências. Essa política pública de regionalização tem como principais objetivos a implementação de sinalização turística, de promoção de cursos para capacitação profissional via ICMS turístico e com isso colocar o turismo como uma atividade geradora de emprego e renda e promovendo a cultura regional, que é muito ligada as aspectos naturais (vegetação, rios) e antrópicos (Exposições agropecuárias e festas de congado).

Mais informações do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/

Site de Referência: http://www.serradasaudade.mg.gov.br

Comentários

  1. Só de ver dá vontade de conhecer de perto. Sou de BH mas resido em São José do Rio Preto SP há muitos anos. Amo cidades pequenas como a de vocês. Parabéns. Procurem conservá-la pois aí está o prazer de viver.

    ResponderExcluir
  2. Olá me informa se há interesse da cidade receber novos empreendedores. Gostaria de empreender um negócio próprio na cidade para a população. A cidade recebe empreendedores ou não! Adorei a cidade!

    ResponderExcluir
  3. Olá me informa se há interesse da cidade receber novos empreendedores. Gostaria de empreender um negócio próprio na cidade para a população. A cidade recebe empreendedores ou não! Adorei a cidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim. Para ter informações mais precisas é bom entrar em contato com a prefeitura municipal.

      Excluir
  4. Poderia me informar, valores de casas para comprar e valores de aluguéis. rosyavilaa@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valores de compras e aluguéis é bom olhar com a população local ou uma imobiliária especializada.

      Excluir
  5. Nossa,tenho muita vontade de conhecer e quem sabe até morar .Eu e meu marido somos aposentados , precisamos descansar nossas cabeças , São Paulo não existe igual quando se é jovem,mais a gente já vivemos nossa época , tá na hora de descansar a mente.Se possível me envie mais informações sobre este páraiso .Obrigado .Vou me informar como chegar até aí para conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha conhecer. Serra da Saudade é pura tranquilidade!!! Abraço.

      Excluir
  6. Ola, sou professora e gostaria de saber sobre trabalho aí nessa área.Amo cidade verde e ecológica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande parte do trabalho em Serra da Saudade é oriundo do poder público, basicamente da prefeitura municipal.

      Excluir
  7. A cidade e linda,gostaria de saber valores de aluguel,temos interesse de conhecer essa cidade maravilhosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre valores, é bom colher informações da comunicação local. Mas, é conhecido que são valores acessíveis.

      Excluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS