BRASIL JÁ É O QUINTO MAIOR MERCADO DE CRUZEIROS MARÍTIMOS

Após anos de aumento significativo no número de passageiros, a temporada de cruzeiros está a todo vapor desde outubro passado e em voga até maio deste ano, tem crescimento discreto.

No momento, 17 embarcações exploram a costa brasileira para realizar, só nos meses de janeiro e fevereiro, 191 roteiros diferentes. De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) estima que até maio, quando os navios estarão deixando o país, 900 mil pessoas terão viajado em um dos navios trazidos por empresas como Royal Caribbean, Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros, Ibero e Pullmantur.

Ao todo, a temporada 2011/2012 prevê a realização de 386 cruzeiros e minicruzeiros e, mesmo com três navios a menos que na temporada anterior, quando 20 embarcações singraram a costa brasileira, o total de leitos oferecidos cresceu 1,6%. Em temporadas passadas, o setor cresceu em média 22% ao ano, isso nos últimos cinco anos, segundo dados da Abremar.

Mesmo assim, segundo a Cruise Lines International Association, organização internacional que acompanha números do segmento, o Brasil se tornou o quinto maior mercado mundial de cruzeiros marítimos -atrás dos EUA, da Inglaterra, da Alemanha e da Itália.

Dados mostram que os brasileiros descobriram as viagens de navio e que é grande, em torno de 38%, o número de cruzeiristas que, ancorados numa boa experiência anterior, investem noutra temporada "al mare".

Além de destinos brasileiros, como Santos, Ilhabela, Paraty, Rio, Búzios, Salvador, Recife, Porto Belo, Natal e até Fernando de Noronha, há também viagens que aportam no balneário de Punta del Este e/ou em Montevidéu, no Uruguai, ou ainda em Buenos Aires, a capital argentina.

Site de Referência: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1033004-mesmo-com-pouco-crescimento-temporada-de-cruzeiros-esta-a-todo-vapor.shtml

Comentários

MAIS LIDAS