O TURISMO EM 2012


A atividade turística em 2011 deve ter um crescimento de 15 %, para 2012 a previsão de crescimento é de 10 a 15 %. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Operadores de Turismo, Marcus Ferraz, estima-se que o número de turistas estrangeiros no Brasil chegue a 6 milhões e com um faturamento de cerca de R$ 10 bilhões.

Para Ferraz, a crise econômica que atingiu os países da comunidade européia e a alta do dólar não afetarão significamente o turismo no início de 2012. Isso se deve a busca dos brasileiros por melhores preços, antecipando o fechamento de pacotes com uma antecedência maior que em 2010. Segundo ele, as empresas já estão oferecendo pacotes para o carnaval, páscoa e até mesmo para as férias de julho do próximo ano.

No ano que vem, a aposta é do contínuo crescimento de viagens da classe C, muito impulsionado pela facilidade de pagamento e a segmentação de pacotes oferecidos pelas agências de turismo, além do baixo índice de desemprego encontrado em todo país.

Quanto aos destinos internacionais, para Ferraz, assim com Buenos Aires foi uma tendência em 2011, o Peru será o destaque para 2012. Para promover o destino, as empresas turísticas irão desenvolver campanhas publicitárias com preços atrativos. Outro local de muita aposta é o Caribe. Para o Caribe já existem ligações com companhias aéreas regulares e com muitos vôos fretados para atender a demanda. Já em países da Europa, a procura será maior por Portugal e França.

No que se refere aos destinos nacionais, a região Nordeste continuará com franco crescimento da atividade turística. De acordo com Ferraz, “o Nordeste tem uma influência muito forte do turismo doméstico. Ele é o número um e vai continuar sendo, pelo clima, pela cadeia hoteleira e a estrutura que já existe na região”. Também estarão em alta o Ecoturismo e o Turismo de Aventura, sendo um forte estímulo de desenvolvimento e integração de localidades do interior do Brasil.

Site de Referência: http://www.infomoney.com.br/especial-2011-2012/noticia

Comentários

MAIS LIDAS