MINEIRÃO E A PROXIMIDADE COM ATRATIVOS TURÍSTICOS


Belo Horizonte será uma das doze sedes da Copa do Mundo de 2014, e terá o Mineirão como o estádio para realização dos jogos de futebol. A proximidade do Mineirão com os principais pontos turísticos da cidade, o complexo da Pampulha, que se localiza a menos de meio kilômetro do estádio, é um dos pontos positivos para atração de turistas.

O Complexo Arquitetônico da Pampulha foi construído na década de 1940, quando Juscelino Kubischeque era prefeito da capital mineira, além da colaboração do arquiteto Oscar Niemayer.

O concreto armado e as linhas modernistas projetadas pelo arquiteto carioca na Igreja São Francisco, a 2,2km do Mineirão, impressionam pela beleza e harmonia. Inaugurada em 1943, a obra chama a atenção pela leveza. A estrutura curvilínea, considerada uma inovação para a época, dispensa a laje e cria uma abóboda parabólica estruturante. Depois de descansar, apreciando o visual bucólico recheado de construções modernistas, o turista pode seguir em direção ao Museu de Arte da Pampulha (MAP).

O monumento ocupa o prédio onde funcionou o primeiro cassino de Belo Horizonte. Projetado por Niemeyer, entre 1942 e 1944 o local atraiu jogadores de todo o Brasil. No governo do general Gaspar Dutra, o jogo passou a ser proibido e, em 1956, o Museu de Arte da Pampulha foi inaugurado. Com um acervo de mais de 1,6 mil obras, ele é uma das paradas obrigatórias para o visitante do Complexo Arquitetônico da Pampulha, integrado ainda pelo Iate Clube e a Casa do Baile.

Caso o turista não se contente com os atrativos da Pampulha, há uma série de atrativos importantes na região central da cidade, como o Mercado Central, local que se encontra de tudo: comidas típicas, bebidas, doces, salgados, panelas, palhas, madeiras, brinquedos, facas e tecidos.

Há outras belas opções, como a Praça da Liberdade, que no seu conjunto abrigava a sede do Governo de Minas Gerais (Palácio da Liberdade) e a biblioteca pública estadual, o parque municipal e o Palácio das Artes, que se ficam na Avenida Afonso Pena, bem no coração da cidade.

Por fim, a cidade é conhecida internacionalmente pelos seus bares e restaurantes, pela sua gastronomia que atrai inúmeros turistas, principalmente em eventos como o “Comida de Boteco”.

Comentários

MAIS LIDAS