PAN DE GUADALAJARA, O PAN DO MÉXICO


O XVI Jogos Pan-Americanos de 2011 terá seu início hoje (14) e seu desfecho no dia 30 de outubro, no estádio Omnilife na cidade de Guadalajara, uma das cidades mais importantes do México. Guadalajara foi escolhida para ser a sede do Pan 2011 em 2006, quando era a única candidata na disputa.

O Pan de Guadalajara será o maior evento esportivo do ano, tendo a participação de mais de 6.000 atletas, 41 países americanos em 36 esportes. Nesta vez será a terceira vez que o México cedia o evento, nas outras ocasiões o Pan ocorreu na Cidade do México em 1955 e 1975. As maiores delegações serão do México (646), dos Estados Unidos (627) e do Brasil (519).

Tendo como base os Jogos de 2003 em Santo Domingo, Guadalajara está usando os jogos como forma eficaz de construir infra-estruturas desportivas, de acordo com Ivar Sisniega, diretor de relações internacionais e de esportes do COPAG. Os jogos determinaram a construção de novos hotéis, a melhoria da área central da cidade e a construção do segundo terminal no aeroporto da cidade, sendo que o orçamento total estimado gira em torno de US$ 750 milhões, um orçamento bem maior que o inicialmente estipulado.

Com relação à publicidade dos jogos, começou ainda no Pan do Rio de 2007, durante o encerramento dos jogos. Prosseguindo, os governos de Jalisco e de Guadalajara começaram a uma campanha de grande escala, na instalação de outdoors, de parcerias com as televisões locais e estrangeiras para transmitir os jogos e de patrocinadores.

Grande parte da infra-estrutura dos jogos é simples, tendo muitas vezes assentos temporários para que sejam utilizados mais adiante como locais de treinamento de atletas de elite ou como ambientes para a comunidade local.

Os mascotes criados para o evento são o Huichi (um cervo), que representa a produção de tequila na estado de Jalisco, Gavo (um agave), representa o sul de Jalisco e faz referência aos Huichóis e a feminilidade, e Leo (um leão), representa a força do povo de Guadalajara e faz alusão ao brasão da cidade.

Comentários

MAIS LIDAS