DESENVOLVIMENTO DO TURISMO COM FOCO NA PRODUÇÃO ASSOCIADA


O Sebrae lançou em parceria com o Ministério do Turismo o Manual para Desenvolvimento de Atividades Turísticas com foco na produção associada. Esse manual ajudará os gestores das cidades próximas aos grandes centros turísticos a fortalecerem sua identidade local e aumentarem e melhorarem seus atrativos.

O manual é dedicado aos gestores de projetos de desenvolvimento do turismo e líderes locais. Ele também aborda as principais formas de produção que podem ser relacionadas ao turismo, com o artesanato, a gastronomia, as manifestações culturais e os artigos agropecuários.

As orientações do guia darão aos gestores um estímulo para perceber as potencialidades da região e auxiliar os empreendedores a incluir as micro e pequenos negócios no ramo do turismo. “O incentivo à integração entre as cadeias produtivas diversifica a oferta, promove aumento na competitividade do destino e ainda abre novo mercado para micro e pequenas empresas”, relata o responsável pelo projeto no Sebrae, Maurício Tedeschi.

COPA DO MUNDO 2014

Esse trabalho proposto pelo manual foi testado e validado em destinos em volta das 12 cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014. "O objetivo é ajudar as regiões próximas a aproveitarem as oportunidades de mercado geradas com o aumento do fluxo de turistas, além de deixar um legado para os locais", ressalta Tedeschi.

O manual se divide em quatro partes: a primeira apresenta os objetivos do projeto, a segunda traz conceitos sobre turismo e produção associada a este setor, no terceiro capítulo, há um passo a passo para o desenvolvimento e a integração de atividades turísticas com foco na produção associada, e na quarta e última parte é apresentado textos sobre gestão pública e comercialização.

Site de Referência: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,DML15820-17149,00-COPA.html

Comentários

MAIS LIDAS