15 de setembro de 2011

CIRCUITO TURÍSTICO CAMINHOS DO INDAIÁ


O projeto do circuito turístico nasceu em 2008, após a percepção de pessoas envolvidas com a atividade turística, que a região tem um grande potencial turístico baseado essencialmente em dois eixos: o primeiro é das paisagens naturais, expressada pelo morfoclima do cerrado e o segundo é o da cultura regional, expresso pelas festas religiosas e agropecuárias, pela culinária e pelo artesanato.

A denominação do circuito é referente ao rio Indaiá, um dos principais rios da região que permitiram o povoamento e conseqüentemente a criação das vilas e cidades. Indaiá tem seu nome herdado de uma palmeira indígena, inicialmente chamada de Andaya.

O circuito turístico “Caminhos do Indaiá” foi o 48° circuito de Minas Gerais e o 2° circuito da região centro-oeste de Minas a ser certificado pela Secretaria do Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR-MG), sendo que essa certificação foi concedida em novembro de 2010, após o cumprimento de uma série de exigências da entidade. O circuito é formado por oito municípios da região centro-oeste: Cedro do Abaeté, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Matutina, Quartel Geral, Santa Rosa da Serra e Serra da Saudade, e a sede do circuito se localiza no município de Dores do Indaiá.

Depois da certificação, as políticas da SETUR-MG estarão voltadas para a fortificação da associação, como a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento, de roteirização, de sinalização turística, além de cursos de capacitação e de melhorias do serviço e dos equipamentos turísticos nos municípios integrantes do circuito “Caminhos do Indaiá”.

É importante ressaltar que o circuito turístico faz parte de uma política pública do governo de Minas Gerais, implementada através da SETUR-MG. Esse conjunto de municípios do circuito turístico é sempre escolhido de maneira a possuírem atividades culturais, sociais e econômicas semelhantes, para até mesmo facilitar no desenvolvimento de políticas para a atividade turística.

MAPA DO CIRCUITO TURÍSTICO CAMINHOS DO INDAIÁ

Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG).

INFORMAÇÕES DOS MUNICÍPIOS INTEGRANTES DO CIRCUITO TURÍSTICO CAMINHOS DO INDAIÁ

> Dores do Indaiá: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/
> Luz: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/
> Estrela do Indaiá: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/
> Serra da Saudade: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/
> Quartel Geral: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/
> Matutina: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/
> Santa Rosa da Serra: http://folhadoindaia.blogspot.com.br
> Cedro do Abaeté: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/

VEJA O VÍDEO DE DIVULGAÇÃO DO CIRCUITO TURÍSTICO CAMINHOS DO INDAIÁ


Sites de Referência: www.caminhosdoindaia.com.br e www.turismo.mg.gov.br.

4 comentários:

  1. O turismo de Dores do Indaiá está precisando de algumas mãozinhas... Esse Circuito Indaiá, na minha opinião, não possui uma divulgação satisfatória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Muller pela presença no blog de sempre! Até mais amigão!!

      Excluir
  2. Isso aí temos que investir no turismo da nossa terra.
    Rejane.

    ResponderExcluir
  3. Já tá na hora de investir em nossa cidade. O turismo é um ótimo negócio para divulgar nossa cultura e belezas naturais.

    ResponderExcluir