DORES DO INDAIÁ E OS SEUS BAIRROS
Dores do Indaiá é uma pequena cidade do interior de Minas Gerais com aproximadamente 13 mil habitantes e com a economia voltada pra comércio, serviços e a pecuária. Sua população se concentra basicamente no perímetro urbano e distribuída em 13 bairros: centro, bairro São Sebastião, bairro do Rosário, bairro São José, bairro São Geraldo, bairro Aeroporto, bairro Vale do Sol, bairro Triângulo, bairro Laranjeiras, bairro Juiz de Fora, bairro Oswaldo de Araújo, bairro Oswaldo Soares Costa e bairro das Indústrias.
> Centro: foi onde surgiu Dores do Indaiá, mais exatamente na praça Lacerda. É o bairro mais movimentado da cidade, onde existe uma variedade de bancos, supermercados, farmácias, escolas, lojas diversas, além de importantes símbolos da cidade, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, da Escola Estadual Francisco Campos e da Escola Municipal Doutor Zacarias. Há também inúmeros espaços de lazer, como a praça da Matriz, a praça dos Coqueiros e a praça Cívica.
> Bairro São Sebastião: é uma região bem tradicional de Dores do Indaiá. Possui um importante comércio, além de espaços como a praça Abaeté, a igreja São Sebastião e o estádio do Dorense Futebol Clube.
> Bairro do Rosário: é local predominante residencial, com casas centenárias, mas que possui relevantes espaços da cidade, tais como a igreja do Rosário, a prefeitura municipal, o fórum e a rodoviária.
> Bairro São José: é uma região residencial simples e bem movimentada. O bairro possui importantes instituições, como a Igreja de São José, a Escola Municipal Irmã Luiza de Marilac, o Estádio do Clube Atlético Vilanovense e da delegacia da cidade. Há também a Capelinha de São José, que fica ao lado do Alto da Capelinha, importante mirante de Dores do Indaiá.
> Bairro São Geraldo: também é um bairro residencial simples e cujo o Pavilhão Godofredo de Araújo, uma casa para idosos, é a principal instituição do bairro.
> Bairro Triângulo: é famoso pelo bar e pela praça de mesmo nome. É uma região que possui eventos animados como o carnaval e os agitos da Expodores. Também possui um edifício histórico que foi estação ferroviária e hoje é um museu, além de uma bela praça na sua frente.
> Bairro Laranjeiras: é uma região residencial nova e planejada da cidade, que fica perto do centro e do bairro do Triângulo.
> Bairro Oswaldo Soares Costa: bairro que fica na saída da cidade. Basicamente residencial, o bairro dispõe do Parque de Exposições Sigefredo Costa, onde são realizadasas atividadesda Expodores, além de outros eventos.
> Bairro Oswaldo de Araújo: é um bairro novo essencialmente residencial e onde está localizada a Câmara Municipal de Vereadores de Dores do Indaiá.
> Bairro das Indústrias: região da cidade que possui poucas indústrias de pequeno porte.
> Bairro Aeroporto: é uma região relativamente nova e residencial, cujo seu ponto de referência é uma pista de terra para aeronaves pequenas de 1200 metros de comprimento.
> Bairro Juiz de Fora: é uma área basicamente residencial. A maior referência da região é o estádio do Zacarias Futebol Clube, um dos clubes de futebol mais famosos de Dores do Indaiá.
> Bairro Vale do Sol: é uma parte da cidade que possui importantes comércios e serviços. Lá localizada-se a praça da Sapolândia, recentemente revitalizada, e uma grande quadra poliesportiva.
Texto de Leonardo Mendonça, do blog Folha do Indaiá.



Comentários
Postar um comentário