DORES DO INDAIÁ E OS SEUS BAIRROS
Dores do Indaiá é uma pequena cidade do interior de Minas Gerais com aproximadamente 13 mil habitantes e com a economia voltada pra comércio, serviços e a pecuária. Sua população se concentra basicamente no perímetro urbano e distribuída em 12 bairros: centro, bairro São Sebastião, bairro do Rosário, bairro São José, bairro São Geraldo, bairro Aeroporto, bairro Vale do Sol, bairro Triângulo, bairro Laranjeiras, bairro Juiz de Fora, bairro Oswaldo Soares Costa e bairro das Indústrias.
> Centro: foi onde surgiu Dores do Indaiá, mais exatamente na praça Lacerda. É o bairro mais movimentado da cidade, onde existe uma variedade de bancos, supermercados, farmácias, escolas, lojas diversas, além de importantes símbolos da cidade, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, da Escola Estadual Francisco Campos e da Escola Municipal Doutor Zacarias. Há também inúmeros espaços de lazer, como a praça da Matriz, a praça dos Coqueiros e a praça Cívica.
> Bairro São Sebastião: é uma região bem tradicional de Dores do Indaiá. Possui um importante comércio, além de espaços como a praça Abaeté, a igreja São Sebastião e o estádio do Dorense Futebol Clube.
> Bairro do Rosário: é local predominante residencial, com casas centenárias, mas que possui relevantes espaços da cidade, tais como a igreja do Rosário, a prefeitura municipal, o fórum e a rodoviária.
> Bairro São José: é uma região residencial simples e bem movimentada. O bairro possui importantes instituições, como a Igreja de São José, a Escola Municipal Irmã Luiza de Marilac, o Estádio do Clube Atlético Vilanovense e da delegacia da cidade. Há também a Capelinha de São José, que fica ao lado do Alto da Capelinha, importante mirante de Dores do Indaiá.
> Bairro São Geraldo: também é um bairro residencial simples e cujo o Pavilhão Godofredo de Araújo, uma casa para idosos, é a principal instituição do bairro.
> Bairro Triângulo: é famoso pelo bar e pela praça de mesmo nome. É uma região que possui eventos animados como o carnaval e os agitos da Expodores. Também possui um edifício histórico que foi estação ferroviária e hoje é um museu, além de uma bela praça na sua frente.
> Bairro Laranjeiras: é uma região residencial nova e planejada da cidade, que fica perto do centro e do bairro do Triângulo.
> Bairro Oswaldo Soares Costa: bairro que fica na saída da cidade. Basicamente residencial, o bairro dispõe do Parque de Exposições Sigefredo Costa, onde são realizadasas atividadesda Expodores, além de outros eventos.
> Bairro das Indústrias: região da cidade que possui poucas indústrias de pequeno porte.
> Bairro Aeroporto: é uma região relativamente nova e residencial, cujo seu ponto de referência é uma pista de terra para aeronaves pequenas de 1200 metros de comprimento.
> Bairro Juiz de Fora: é uma área basicamente residencial. A maior referência da região é o estádio do Zacarias Futebol Clube, um dos clubes de futebol mais famosos de Dores do Indaiá.
> Bairro Vale do Sol: é uma parte da cidade que possui importantes comércios e serviços. Lá localizada-se a praça da Sapolândia, recentemente revitalizada, e uma grande quadra poliesportiva.
Texto de Leonardo Mendonça, do blog Folha do Indaiá.


Comentários
Postar um comentário