ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS 2024
Exatamente 100 anos desde que os Jogos Olímpicos foram realizados pela última vez em Paris, e 128 anos desde o seu renascimento moderno em Atenas, os Jogos Olímpicos ainda podem trazer novidades para a sua 33ª edição. Entre as inovações estão a cerimônia de abertura ao longo do Rio Sena, premiação em dinheiro e a estreia do breaking no programa olímpico.
A primeira grande inovação destes Jogos aparecerá logo na abertura, na sexta-feira, às 14h30, pelo horário de Brasília. Milhares de atletas estarão navegando ao longo do Rio Sena ao pôr do sol em direção à Torre Eiffel. A ideia ambiciosa era trazer o espetáculo marcante de um estádio com ingressos caros para a cidade, onde muito mais pessoas poderão vê-lo gratuitamente.
Uma multidão de 320 mil pessoas é esperada nas margens do rio ao longo do percurso de seis quilômetros, da Ponte d’Austerlitz até a Ponte d’Iéna. Os ingressos serão gratuitos para cerca de 220 mil espectadores, que assistirão ao desfile de barcos da margem superior do rio. Cerca de 100 mil espectadores pagantes, incluindo luxuosos pacotes de hospitalidade, assistirão na margem inferior do rio e ao redor da praça Trocadéro — onde o desfile terminará com vista para a Torre Eiffel.
É o plano mais audacioso para uma cerimônia olímpica principal — os Jogos Olímpicos da Juventude de Verão de 2018 testaram uma abertura não tradicional no centro de Buenos Aires, na Argentina — e o seu maior risco de segurança. O plano original para 600 mil espectadores permitia mais espontaneidade na cidade, mas menos segurança.
Texto retirado do site Defato.
Comentários
Postar um comentário