AS LEMBRANÇAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL

A seleção brasileira de futebol sempre teve muita tradição, não é atoa que o país é pentacampeão mundial, com esquadrões que marcaram época. São vários ídolos: Pelé, Garrincha, Didi, Amarildo, Tostão, Rivelino, Romário, Bebeto, Ronaldo Fenômeno entre vários outros nomes importantes. 

Mas a primeira grande lembrança do Brasil em uma Copa do Mundo, é justamente uma copa que o Brasil não ganhou. A Copa de 1950 no Brasil. Copa marcada pelas grandes goleadas e pela derrota histórica do Brasil para o Uruguai com o Maracanã lotado e a falha do goleiro Barbosa.

Mas o primeiro triunfo brasileiro não demorou muito. Em 1958, na Copa do Mundo da Suécia, o mundo via surgir um menino de 17 anos, via surgir um gênio da bola, um rei, surgiu o Pelé. Com golaços, inclusive na final da copa contra os anfitriões, Pelé desfilava seu futebol com habilidade, ousadia e genialidade, junto com jogadores como o Didi.

Já a Copa do Mundo do Chile em 1962 foi marcada pela lesão de Pelé, que impediu de participar do restante da competição. Mesmo assim, o Brasil foi adiante rumo ao título mundial, sendo guiado por nomes como Garrincha e Vavá.

Talvez a maior seleção de todos os tempos, pra muitos é a seleção brasileira de 1970 na Copa do México. Uma seleção que foi pra copa muito contestada, porém no mundial jogou fácil, goleava adversários históricos e tinha nomes como Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres. A final foi uma goleada histórica de 4 a 1 na fortíssima Itália, com um show de bola da seleção canarinho.

O título da Copa de 94 nos Estados Unidos provavelmente foi a conquista mais difícil. Era uma seleção que jogava simples, ganhava apertado e entre seus ilustres jogadores tinham Romário, Bebeto e Tafarel. A final, depois de 24 anos, foi novamente contra a Itália, depois de um 0 a 0 e as penalidades, cujo o pênalti dispersado por Roberto Baggio, deu o Tetra para o Brasil.

Uma das copas mais doídas foi a Copa da França de 1998. O Brasil tinha uma forte seleção, com Ronaldo, Bebeto, Cafú e Roberto Carlos. Entretanto, a final contra a França foi um desastre, uma derrota de 3 a 0 com um show a parte de Zinedine Zidane. 

O penta veio com uma campanha histórica em 2002 na Copa da Coréia do Sul e do Japão. Uma seleção que tinha astros como Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho. A final foi contra a Alemanha em Yokohama com um show a parte de Ronaldinho, marcando 2 gols.

Já fazem 20 anos que o Brasil não conquista um título mundial. Nessa copa o Brasil tem uma equipe equilibrada, com bons jogadores e um técnico bem experiente. A Copa do Catar será uma experiência única, uma copa em um país mulçumano, no final do ano, em um país com temperaturas altas e com distância entre os estádios que não ultrapassam 70 km. E que venha o Hexa!!!

Texto de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá. 

Comentários

MAIS LIDAS