A EXPOSIÇÃO "JÁ RAIOU A LIBERDADE: HINOS DO BRASIL"

Dia histórico para Minas e o Brasil. Pela primeira vez, as partituras dos mais importantes hinos brasileiros saíram da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para serem recebidas por nossa mineiridade. Os manuscritos do início do século XIX estão agora sob custódia do Arquivo Público Mineiro. Todo acervo fará parte da exposição "Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil", a partir do dia 26 deste mês, no Palácio da Liberdade.

Para abrir as comemorações do Bicentenário da Independência, as partituras dos quatro mais importantes hinos brasileiros: da Independência, Nacional, da Bandeira e da Proclamação da República, além de composições históricas, como o Hino da Feliz Aclamação de D. João VI e a Estrela do Brasil foram buscados, pela manhã, pela diretora do Arquivo Público Mineiro, Luciane Andrade, e sob a guarda do coronel Gilmar e da tenente Jeanina.

Escoltados pela Polícia Militar, eles chegaram ao Arquivo Público Mineiro para entrega simbólica dos hinos ao secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira. "Estamos diante dos originais do Hino Nacional, sendo que a letra mudou, mas a música permaneceu e agora acabamos de receber nesta tarde, o manuscrito da primeira versão. Teremos todo esse conjunto de documentos originais em exposição para toda a população. Realmente é uma grande emoção!", define o secretário Leônidas Oliveira.

Texto retirado do site da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. 

Comentários

MAIS LIDAS