AS ESCOLAS DE DORES DO INDAIÁ

Dores do Indaiá, cidade do centro-oeste mineiro, possui um bom sistema educacional constituído por oito instituições de ensino, sendo uma escola estadual, quatro escolas municipais e três escolas particulares. As escolas mais tradicionais são as Escola Estadual Francisco Campos e a Escola Municipal Doutor Zacarias. 

A Escola Estadual Francisco Campos é um dos principais colégios de Dores do Indaiá e localiza-se bem na região central da cidade, precisamente na praça Waldemar de Almeida Barbosa, foi fundada em 26 de março de 1928 pelo ilustre político dorense Francisco Campos. O prédio da instituição foi construído no final da década de 1920, com estilo neoclássico e bem suntuoso, são dois andares, além de uma fachada imponente e escadaria de mármore. Na parte interna da Escola Normal, o espaço é bastante amplo com piso antigo de cerâmica bem trabalhada, escadas internas de mármore e grades de ferro. A escola oferece turmas para o ensino infantil, fundamental, médico e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Com uma história quase centenária e também o colégio mais antigo de Dores do Indaiá, a Escola "Doutor Zacarias" foi inaugurada após uma série de iniciativas locais com a ajuda do ilustre dorense Francisco Campos em 7 de setembro de 1922. Inicialmente passou a funcionar onde é hoje a atual Santa Casa de Misericórdia "Doutor Zacarias". A escola conta com inúmeras salas grandes e bem arejadas, salão para atividade educacionais e culturais, grande pátio, biblioteca e parque infantil. Em 2019 a então Escola Estadual Doutor Zacarias foi municipalizada, devido a um processo do Governo de Minas Gerais na redução de restruturação da educação no estado. Hoje a escola oferece turmas do ensino infantil.

Já a Escola Municipal "Benjamim Guimarães" foi fundada em 30 de maio de 1949, e localiza-se na região central de Dores do Indaiá, precisamente na rua Coronel Alexandre, ao lado da praça dos Coqueiros. A instituição possui várias e amplas salas de aula, sala de informática com internet banda larga, biblioteca, refeitório, parque infantil, um pátio grande para diversas atividades como feira de cultura e ciências, além de uma quadra de futsal recentemente coberta. Atualmente o colégio oferece turmas do ensino infantil e fundamental. 

A Escola Municipal Irmã Luiza de Marilac localiza-se na rua Aimorés, no bairro São José. É uma escola ampla, que possui boas salas de aula, biblioteca, cantina, pátio e quadra de esportes. O colégio atende principalmente aos bairros São José, São Geraldo e Aeroporto e oferece turmas do ensino infantil, fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A Escola Municipal Mestre Tonico é um importante colégio de Dores do Indaiá que localiza-se na Avenida Jonas Pires, no bairro Oswaldo Soares Costa. A instituição possui ótima infraestrutura para alunos, professores e demais servidores municipais. A escola atende principalmente alunos do bairro Oswaldo Soares Costa, bairro Juiz de Fora, bairro Oswaldo de Araújo e o bairro das Indústrias e oferta turmas do ensino infantil, fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Já o Colégio Elysium é uma instituição particular de ensino médio fundada em primeiro de agosto de 1999. Hoje, localiza-se em um prédio da Avenida Saudade, no centro de Dores do Indaiá. A escola já teve parcerias educacionais com o grupo Soma, Pitágoras e atualmente tem auxílio didático do Colégio Bernoulli, de Belo Horizonte.

A Escola Particular Dorense é uma instituição de ensino infantil e fundamental que localiza-se na rua Tiradentes, no centro da cidade. O colégio também possui parceria educacional com o Colégio Bernoulli, da capital mineira.  

Por fim, o Colégio Maanaim é uma instituição educacional de ensino infantil e fundamental fundada em 21 de fevereiro de 1994. A escola localiza-se na rua Pará, no bairro São Sebastião.

Texto de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá. 

Comentários

MAIS LIDAS