LIBERAL CAETANO GUIMARÃES

Maria*


 _ Uai, o jornal mudou de nome?

 _Não, gente, ele é o mesmo, antiguinho feito ele só! 

 Mas, como ele e eu  somos teimosos, acho bem que ele pode até usar  o meu nome, porque, de verdade, ele é um tanto meu...

 Pensa bem, a MARIA nasceu lá, escondidinha, em 1973. A Maria passava pela   porta da Gráfica, tarde da noite, com minhas crônicas datilografadas na  lendária Remingthon – que o Bem manuseava com toda a eficiência... Com medo da crítica, a Maria não ousava entrar pela porta da frente – passava, sorrateira, pela fresta empoei rada, nas horas mais fora-de-hora, pra ninguém descobrir quem era ela, a novata.

 Os rapazes das MININOTAS começaram a elogiar a Maria, o povo gostou, e O Bento até desconfiava que era eu: recebi emocionante carta do então MENINO DA GRÁFICA , O Pinga-Fogo, hoje grande empresário em Contagem, o Sr. Antônio Araújo. Na carta, ele me conta que o Bento falava – Se você contar para alguém que a Maria é a Branca do Ricardo, está despedido, des-pe-di-do! O meninote – 13 anos - guardou segredo, até que eu fiquei firme no meu posto e me identifiquei...

 Por isso, o Liberal é quase meu – já pode usar meu sobrenome – afinal estamos juntos há 38 anos...Páginas de minha vida estão impressas em sua história:  Se ele some, eu sumo também... Se ele ressurge, a Maria renasce das cinzas...Se ele encrespa, eu passo um pito nele e ameaço deixá-lo – só de mentirinha, porque ele sempre procurou manter a ética – trato que fizemos no princípio do namoro: ficaremos juntos, enquanto você for do meu agrado. E ele está firme, a Maria –sua namorada mais fiel -já ficou idosa, com marcas nos olhos e  rugas no rosto, com passos mais que vagarosos e o Liberal me ama assim mesmo! Amor antigo, amor sem limites...De vez em quando ele fica sisudo, metido, vira jornal da Prefeitura, e eu no meu canto, nem aí, trato é trato – eu não vou mudar meu jeito, tá bom?   Meu amado jornal aceitou...E o amor dura até hoje! Minha vida está impressa em suas páginas, em poemas, adeuses, alegrias, choros, gargalhadas...

 Quando começamos o namoro, O Liberal escrevia assim: 

            Acha-se enriquecido, desde domingo último, o lar do senhor Fulano de Tal, forte

            fazendeiro  do ramo  de criação de Zebu e de sua senhora, D. Fulana de Tal, 

            do lar, com o nascimento de seu primogênito, que, na pia batismal, receberá 

            o nome de ….O Liberal cumprimenta o Senhor F. De Tal e sua Exma. Família,

 desejando ao rebento muitas felicidades!!

 Ou assim: 

   Faleceu sábado passado, nesta cidade, aos 83 anos, a veneranda 

   e prendada  senhora, Fulana de tal...., esposa do senhor F. de tal, Capitalista, 

 figura expoente em nossa  sociedade.

 A extinta  era dama dotada de vários pendores, e peregrinas virtudes. 

 O Liberal apresenta suas condolências à Exma. Família. 

 E os aniversários?! Verdadeira Ficha Pessoal:

 No próximo dia 20 de setembro, completará 26 anos, a graciosa senhorita,

  Fulana de Tal, estudante da terceira série da Escola Normal, filha do senhor F. De Tal. Proprietário da conceituada Casa Romana, e de sua Excelentíssima senhora, D. F. De Tal,.  do lar.

 O Liberal era sistemático, mantinha uma linguagem limpa, e os bons costumes eram a sua tônica. Cobrava as assinaturas, publicava os nomes dos pagantes e ameaçava, com toda a cortesia, cortar o envio do jornal aos atrasados...

 Participava das festas da cidade, com pompas e circunstâncias, anunciava a última votação para se eleger a MISS DORENSE, citando os nomes das candidatas mais votadas: Celina Antunes, Delenda Faria, Genuína Mello, Veneranda Antunes...

 Esportes eram outra grande notícia: O Zacarias e o Dorense iriam disputar uma PARTIDA DECISIVA, com  Mauro Costa,Dentão, Pregaiota, Canhoteiro ( Hélio,meu irmão) Délcio Costa.... O chute inicial era dado _ sempre - por gentil senhorita , filha de …. e de.... Nota: a gentil senhorita, de sapatinho de salto, vestido godê, anáguas, cordâozinho de ouro com o Divino Espírito Santo ou uma Estrela-Guia, traje social em campo de futebol, um descompasso, mas exigência dos costumes... O primeiro chute era mais um passo de dança, um passo de balé e a bola nem saía do lugar....

 As páginas  ostentavam assinaturas de respeito no cenário cultural do Estado: Mané Surdo, (o âncaora do jornal, José Ribeiro Machado)  Francisco Campos o Jurista/Ministro,Cristalino, Félix do Valle, Ariel, Dr. Di, Dr. José Soares, Jorge Jesuíno, José Oswaldo de Araújo, Tonico Caetano, José  Hipólito de Moura Faria, Emílio Moura, Carminha Gouthier, Mestre Tonico, Aspásia Ayer, Asuen, Eneida Milet, D. Miranda, Dácio Faria, Dr. Augusto Mello, ,a Turma das Mininotas, Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza, filho do Dr. Edgard Pinto Fiúza, Domimgos J. Barbosa Ferolla, José Antônio Guimarães Faria,  Ivany Coutinho, Augusto  França, Rubens Fiúza, ( outro grande  âncora ) Cornélio Caetano,  (um dos fundadores),  Waldemar de Almeida Barbosa,(âncora cultural) Fenelon Ribeiro, cada qual a seu tempo – e a seu modo – mantendo vivo o jornal. Nos bastidores caminheiros, uma turma de idealistas:   Zezé Machado, Zé Arinos, Eugênio, Luís da Gráfica, Bento Galvani, Antônio Cançado, Paulo Santiago o boy, Bruninho (do João Antônio) a Vera Rodrigues... São nomes da história do jornal dorense, que eu conheço desde menina: a chegada do Liberal, lá em Estrela,  provocava alvoroço:-mamãe suspirava com as poesias, papai lia com cara séria, a meninada apreciava as notícias de quem casou, quem nasceu, quem morreu...As Propagandas do Comércio nos encantavam:  Vende-se – por motivo de mudança - ótima casa para residência, toda telhada, com 12 cômodos, alpendre, casinha de lenha, quintal grande e cozinha separada, com outro fogão a lenha,situada no coração da cidade. Tratar com o proprietário.

 Imagina a poesia desse anúncio! E o povo adivinhava onde estava  a bela residência, procurando o CORAÇÃO DA CIDADE... Pode?

 Aprendi muito no O Liberal. A Maria entrou verdinha, cresceu lá dentro,  amadureceu criou colunas novas – NOSSOS POETAS – NOTICIDADE – HISTORINDAIÁ – CANTINHO DA CRIANÇA,...Descobri muita gente importante nas pesquisas que fiz para manter essas colunas: os irmãos Lamounier, Celina, Maria de Lourdes, Bolívar, Stela Maris Rezende, Joaquim Amaranto, Os Josés Bernardes (pai e filho),  o artista plástico, Ricardo Costa, Corsino Pedro da Silva, Clara de Oliveira, Antônio Carlos de Oliveira Corrêa,  Dr. Fábio Nelson Fiúza e seu filho Ricardo Defeo Fiúza (musicistas), o compositor,Luís Gonzaga Melgaço, e muitos outros artistas e poetas, como meu belo irmão, Carlos Lúcio... Dora Argolo – cultura e singeleza- sempre me orientava, me fornecia nomes, endereços e, depois, a gente vibrava com as descobertas. 

 Pois então. O O Liberal andava sumido – mas a Maria pegou carona com seu primo-primeiro, filho da COMADRE – apelidinho afetuoso da COMADI – Cooperativa Mista Agropecuária de Dores do Indaiá – muito mais fácil é COMADRE mesmo, muito mais dorense, muito mais mineiro, uai!..

 Agora, o O Liberal está pondo as manguinhas de fora – de novo! A Maria vai junto! Afinal, fico pensando na alegria do povo quando vir nossa história correndo longe, matando saudadezinhas, saudadezonas, contando as novidades graúdas  da terrinha,...Porque, das miudezas...ah, disso, cuido eu .Nasci com essa tarefa: contar    dos azuis do nosso céu, do sol bravo de nosso Cerrado, das noites enluaradas, da poesia, dessa DORZINHA DO INDAIÁ, a terra da Serra Azul, da Santa Azul...

   Estou há tanto tempo nas suas páginas que, eu já me acho com cara de letras e palavras....E acho que seu nome se parece tanto comigo que, de repente, somos da mesma família.Repito: Se quiser, ele pode até usar o meu nome : LIBERAL CAETANO GUIMARÃES... Desculpem,  desculpem, mas  acho que  ele e eu somos parentinhos, talvez, priminhos.... 

 Por isso, voltei: pelas asas do nosso jornal  - ele já está acostumado com o trabalho de carregar a Maria..

 Nem sente mais...


Dores do Indaiá, 15 de fevereiro de 2011.


* Maria das Dores Caetano Guimarães.

Comentários

MAIS LIDAS