50 ANOS DO CLUBE DA ESQUINA

O projeto Mistura Minas vai realizar três dias de apresentações musicais, com encontros especiais de artistas para marcar o início das comemorações de 50 anos do Clube da Esquina. De 3 a 5 de fevereiro, o Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas será palco de uma grande festa em homenagem ao movimento que levou o nome de Minas Gerais para o cenário musical mundo afora.

A estreia será na próxima quinta-feira com a nova geração. Julia Guedes, filha de Xexéu e Naiara Saião, neta de Beto e bisneta de Godofredo Guedes, mostra o frescor artístico em interpretações que prometem perpetuar o Clube da Esquina por mais 50 anos. “Estar em um palco cantando e tocando essas canções, juntando os sentimentos profundos da Julia adulta com as memórias calorosas da Julia criança e dando continuidade a um legado que começou com meu tataravô, na minha família, é indescritível. É como se o Seu Casusa, o Godô, o Beto e o Gabriel estivessem comigo, somando em um coro forte de uma tradição familiar que veio pra ficar”, conta a cantora, emocionada. “Me sinto privilegiada por infinitas coisas, mas cantar antecedendo shows dos próprios mestres que deram à luz a isso tudo, no primeiro evento de comemoração do Clube da esquina de 2022”, completa.

Na próxima sexta-feira será a vez da dupla Érika Machado e Makelly Ka subir ao palco. Os músicos se formaram profissionalmente estudando e cantando o Clube e trazem seus olhares em releituras dos hinos do movimento que completa 50 anos. “Participar dessa homenagem é uma grande alegria, o disco Clube da Esquina é com certeza na minha opinião uma das expressões musicais mais importantes de Minas, e é grande referência em meu trabalho. Há alguns anos, vivo e estudo fora do país, e essa distância me trouxe ainda mais afeto pelo Clube da Esquina, sempre que sinto saudades de casa escuto o Milton, o Lô e o Beto, isso me traz tantas boas lembranças e me deixa mais feliz”, comemora Erika.

Com patrocínio da Gerdau, o Mistura Minas encerra as homenagens ao cinquentenário do Clube da Esquina com um encontro típico do movimento – em família! No próximo sábado, um dos fundadores do clube, Lô Borges, canta ao lado de seu irmão mais novo, Telo, a rapa do tacho. O encontro “de irmão para irmão” promete emocionar os amantes do Clube da Esquina, rememorando o início de tudo! Para Telo, “Deus é bom e meu coração pulsa de alegria em dividir o palco, as canções e as emoções com o meu querido irmão que foi exatamente com quem quase tudo começou na minha vida de músico e compositor.

“Que coisa boa, linda, indescritível, a alegria que sinto em mais uma vez dividir o palco com meu querido, talentoso irmão, Telo Borges, que sempre foi e continua sendo importante na minha vida musical, espiritual e afetiva. Vai ser uma noite linda, irmão”, afirma Lô.

Para Danusa Carvalho, curadora e produtora executiva do Mistura Minas, “reunir esse elenco para uma justa homenagem aos 50 anos do Clube da Esquina é emocionante. Vivi o início desta história ainda criança e sempre acompanhei a trajetória dos músicos que escreveram um capítulo tão importante da música brasileira, tendo a oportunidade de conviver e ser amiga de alguns deles. Nada melhor do que juntar alguns dos fundadores do clube com a nova geração, mostrando que o movimento continua mais atual e forte do que nunca”, explica.

Comentários

MAIS LIDAS