O FAMOSO ACIDENTE DE AVIÃO NA EXPODORES DE 1975

Em 19 de julho de 1975, final da tarde, aconteceu o pior desastre na história das exposições agropecuárias em Dores do Indaiá. Um pequeno avião que veio para as festividades, sobrevoava o parque de exposições fazendo manobras arriscadas e vôos muito razantes. Algumas testemunhas disseram que numa dessas manobras, uma das asas do avião bateu em um poste dentro do parque e colidiu com um dos galpôes onde ficava exposto o gado. 

A bordo do avião estavam o piloto que veio de fora, Laerte Assiryus, e um jovem cidadão dorense chamado "Zé Maurício", irmão do Zé Eduardo do bar, ambos faleceram no local. Também morreu uma criança de 5 anos de nome Luzia, uma das colunas do galpão caiu em cima dela, e algumas pessoas se feriram.

O caos e o pânico foi geral. Há também uma testemunha ocular que disse que viu tudo, e que a causa principal do acidente foi porque o piloto estava fazendo vôos extremamente rasantes, a ponto de quase tocar ao chão que ainda era de terra cascalho (uma irresponsabilidade sem tamanho), haja visto que o parque de exposições  estava cheio de pessoas devido ao show do Gino e Geno. Num desses vôos tão razantes ele quase tocou ao chão, mas não conseguiu arremeter o avião novamente a altura necessária, e assim embaraçou as rodas do mesmo nos fios de eletricidade, daí a causa da queda trágica. A energia elétrica acabou no momento, muitas pessoas gritando, e correndo desesperadas. Um caos completo. Caía uma chuvinha bem fininha no momento, e a cidade ficou muito assustada e comovida.

Texto de Marlon Machado. 

Comentários

MAIS LIDAS