MUSEU CASA GUIMARÃES ROSA

O Museu Casa Guimarães Rosa está instalado onde o escritor João Guimarães Rosa nasceu e passou seus primeiros nove anos de vida (1908 a 1917). Inaugurado em 1974, o museu oferece aos visitantes um acervo de mais de 700 ítens relativos à vida e à produção literária Rosiana.

O museu conta com atuação do Grupo de Contadores de Estórias de Miguilim, que recebe o público narrando trechos da obra de Guimarães Rosa. A instituição realiza anualmente a Semana Rosiana, em parceria com instituições da cidade de Cordisburgo (cidade do interior de Minas Gerais).

O Museu Casa Guimarães Rosa funciona de terça a domingo, de 9:30h as 17h. No último domingo de cada mês o museu fica fechado. Devido a pandemia de Coronavírus, o museu está recebendo 5 visitantes por vez, com duração de trinta minutos e com a obrigatoriedade do uso de máscara.

JOÃO GUIMARÃES ROSA: VIDA E OBRA 

João Guimarães Rosa é mineiro de Cordisburgo. Desde cedo tinha interesse em estudar línguas, mapas, gostava de zoologia e botânica. Formou-se em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais e teve carreira diplomática,  onde teve oportunidade de morar na Alemanha. 

Mas o que lhe fez ser conhecido mundialmente foi a literatura, onde o sertão é o grande centro da sua regionalidade universal, é muito original na sua literatura e sua técnica narrativa. Entre suas principais obras estão "Grande Sertão: Veredas", "Corpo de Baile" e "Sagarana".

Texto da página do Museu Casa Guimarães Rosa, com adaptação de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá.


Comentários

MAIS LIDAS