TRADICIONAL JORNAL "O LIBERAL" DE DORES DO INDAIÁ

O maior e mais tradicional jornal de Dores do Indaiá, cidade de quase 14 mil habitantes localizada no centro-oeste mineiro, "O Liberal" foi fundado em 1933 pelo então prefeito da cidade, o professor Cornélio Caetano, que designou como redator chefe José Ribeiro Machado, famoso autor de poesias e contos. O impresso foi a consolidação da imprensa dorense, que já existia desde o final do século XIX, o primeiro deles foi "O Indaiá", criado em 1898.

"O Liberal" sempre refletiu a vida política, social, econômica e cultural de Dores de maneira muito intensa e profunda. No jornal sempre havia espaços para artigos, poesias, acompanhamento de perto dos fatos e curiosidades da cidade. Após um período nebuloso, principalmente nas décadas de 1950 e 1960, "O Liberal" é remodelado após a compra da gráfica em 1973 por Antônio Lopes Cançado e Bento Galvani, modernizando o jornal com um novo modelo jornalístico, incluindo grande material fotográfico e textos densos. 

"O Liberal" já teve inúmeros proprietários, incluindo até mesmo a Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá, já a manutenção do períodico mensal basicamente foi feito com as assinaturas dos leitores e com os recursos oriundos da publicidade de empresas locais. Seu tempo áureo nunca será esquecido, ainda mais dos grandes colunistas e escritores que ali colocavam suas idéias, contemplações e inquietudes, como o professor Rubens Fiúza e a escritora Maria das Dores Caetano Guimarães, a famosa "Dona Branca", entre outros importantes nomes dorenses. Atualmente a sede do jornal é na Avenida Francisco Campos, bem no centro de Dores do Indaiá. 

Texto de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá. 

Comentários

MAIS LIDAS