ANTIGA SEDE DA PREFEITURA DE DORES DO INDAIÁ

A edificação da antiga sede da cadeia pública e da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá foi erguida em 1928 no tradicional bairro do Rosário com a idéia inicial de ser o fórum da comarca, fato que nunca aconteceu. O prédio de dois andares funcionou como cadeia até 1983, quando naquele ano a prefeitura se instalou, tendo as atividades do executivo municipal funcionando ali até o final da década de 2010. 

O fato de ter sido originalmente uma cadeia e abrigado pessoas perigosas, causava uma situação estranha. Em um ambiente interno de antigas celas e instalações carcerárias e um ambiente externo de uma linda fachada trazem também um aspecto de dubiedade no mesmo espaço. Contraste esse vivido por servidores públicos e população por quase quatro décadas. 

Boa parte das características originais da construção foi mantida, tais como a bela fachada principal em estilo neoclássico com quatro colunas centrais, as escadas de mármore, o piso de cerâmica bem trabalhada, janelas gradeadas e pátio interno. A antiga cela de castigo, conhecida como "corro", também foi preservada. Atualmente a sede da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá está localizada na praça do Rosário. 

Texto do Inventário da Oferta Turística de Dores do Indaiá, com adaptação de Leonardo Mendonça. 

Comentários

MAIS LIDAS