UM PASSEIO POR SERRA DA SAUDADE

Passear por Serra da Saudade não é apenas conhecer o menor município de Minas Gerais e do Brasil, é também conhecer sua gente, sua história, seus atrativos naturais e culturais, tudo aquilo que rodeia uma pequena cidade do interior. 

Serra da Saudade conseguiu sua emancipação político-administrativa em dezembro de 1962, quando deixou de ser distrito de Dores do Indaiá. O município está localizado na região centro-oeste de Minas, a 230 km de Belo Horizonte. Seu território é basicamente formado por planaltos, o que propicia a exploração do turismo de aventura, além da rede hidrográfica que pode ser utilizada para esportes radicais. 

Um dos pontos turísticos mais tradicionais é a Barra do Funchal, onde bifurcam os rios Funchal e Indaiá. A religiosidade também está muito presente na Serra da Saudade através de seus famosos eventos, como a Festa do Peão, a Festa de Nossa Senhora do Rosário e a Folia de Reis. O município integra o Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, um modelo de desenvolvimento regional da atividade turística, divulgando atrativos e gerando emprego e renda local. 

Texto de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá. 

Comentários

MAIS LIDAS