A IMPONENTE ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO CAMPOS

Um dos principais colégios públicos de Dores do Indaiá, a Escola Estadual Francisco Campos localiza-se bem na região central da cidade, precisamente na praça Waldemar de Almeida Barbosa, foi fundada em 26 de março de 1928 pelo ilustre político dorense e ex-ministro da Educação do Governo Getúlio Vargas, Francisco Campos.

O prédio da instituição foi construído no final da década de 1920, com estilo neoclássico e bem suntuoso, são dois andares, além de uma fachada imponente e escadaria de mármore. Na parte interna da Escola Normal, o espaço é bastante amplo com piso antigo de cerâmica bem trabalhada, escadas internas de mármore e grades de ferro. 

A Escola Normal já foi referência educacional na região nos anos de 1920 e 1930, recebendo professores renomados e excelente acervo didático e literário. Nos últimos anos a escola passou por uma grande reforma, mantendo suas características originais. Também foi o primeiro bem material a ser tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Dores do Indaiá, dando maior proteção e relevância ao local. 

Texto de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá. 

Comentários

MAIS LIDAS