A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE DORES DO INDAIÁ


A famosa Estação Ferroviária de Dores do Indaiá foi inaugurada em 28 de dezembro de 1922 pela Estrada de Ferro Paracatu e desativada em 1968, com a extinção do  trecho Bom Despacho / Barra do Funchal. A estação e a estrada de ferro tiveram importância fundamental para o desenvolvimento econômico e populacional da cidade, principalmente na primeira metade do século XX. 

O prédio foi recentemente reformado com um lindo projeto arquitetônico com recursos do Fundo Estadual de Cultura. Além do espaço abrigar o museu da Memória Congadeira, abrigando objetos e lembranças da Festa do Rosário, vai ser sede também da Biblioteca Municipal "Emílio Moura", que possui o maior acervo literário e didático de Dores do Indaiá. 

Hoje o prédio da Estação Ferroviária é tombado como Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal. O espaço está localizado na praça Joaquim Jorge de Carvalho, conhecida como praça da Estação, no bairro do Triângulo, bem na entrada da cidade pela parte sul, pela direção do município de Luz. 

Texto de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá.

Comentários

MAIS LIDAS