BREVE HISTÓRIA DA IMPRENSA DE DORES DO INDAIÁ

Dores do Indaiá possui uma antiga atividade jornalística, o que pode ser comprovada por ser a primeira cidade da região a imprimir o primeiro jornal, "O Indaiá", fundado em 1898. Depois dele a cidade teve uma série de jornais semanais, tais como o "A voz do oeste", "A Gazeta de Dores" e "O Dores do Indaiá", porém foi "O Liberal", fundado em 1933 pelo então prefeito Cornélio Caetano que se tornou referência jornalística em Dores.

"O Liberal" refletia e mostrava de modo muito amplo a vida social, política, econômica e cultural da cidade. Após um período conturbado e nebuloso, a gráfica que produzia o jornal foi comprado por Antônio Lopes Cançado e Bento Galvani em 1973 e relançaram o jornal com grande material fotográfico, além dos grandes colunistas dorenses.

Hoje a imprensa dorense é bem diversificada, muito por causa da internet. Há sites, blogs e redes sociais com o intuito de divulgar fatos e acontecimento que movimentam a cidade. Pode-se citar o site Deriks, Amigos de Dores do Indaiá, além é claro dos sites da prefeitura e câmara municipal de Dores do Indaiá.

Texto de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá.

Comentários

  1. Prezado Leonardo,
    Você tem conhecimento se os exemplares de O Indaiá estão arquivados em algum local?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho conhecimento. Acho muito difícil alguém ter algum exemplar do "O Indaiá", dado que Dores do Indaiá não possui programas ou instituições para a memória da atividade jornalística. Talvez, alguma coisa possa se encontrar com os jornalistas do jornal "O Liberal ", já que essa postagem foi baseada em informações dele.

      Excluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS