300 ANOS DE MINAS GERAIS

O estado de Minas Gerais foi inicialmente povoado devido a penetração dos bandeirantes pelo interior do Brasil no intuito de descobrir minerais valiosos como o ouro e o diamante. Com isso, as vilas e cidades começaram a surgir, como Mariana (a primeira capital do estado), São João del Rey, a famosa Ouro Preto, Diamantina e Congonhas. Mas o principal movimento para o início da formação do estado de Minas como ele é hoje foi a Revolta de Felipe dos Santos em 1720, foi uma revolta contra os impostos da Coroa Portuguesa na região. 

No século XIX, as atividades de exploração mineral entram em decadência, e em paralelo, as atividades comerciais e de subsistência começam a se fortalecer, tais como o leite e o café. Já no final do século, com a elite com um pensamento mais liberal e republicano, Belo Horizonte surge como uma nova capital planejada e moderna, criada em 1897, símbolo desse pensamento da época. 

Hoje, Minas Gerais é um estado muito diverso, dinâmico e tradicional, seja nas atividades econômicas, na cultura, na religiosidade, na gastronomia, na sociedade ou nas belezas naturais. É a tradição da agropecuária do Sul e do Triângulo Mineiro, é o artesanato do Vale do Jequitinhonha, é a produção mineral do Quadrilátero Ferrífero, é a produção de aço do Vale do Aço, é a modernidade da capital Belo Horizonte, além é claro das incríveis cidades coloniais mineiras. Minas Gerais, quem conhece não esquece jamais! 

Texto de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá. 

Comentários

MAIS LIDAS