A MINEIRIDADE INTERIORANA DE "DONA BRANCA"

A doce escritora mineira Maria das Dores Caetano Guimarães, a famosa "Dona Branca", é símbolo da mineiridade interiorana. Nascida na pequena cidade de Dores do Indaiá em 1937, seu gosto pela literatura iniciou-se essencialmente em casa, cujo pai tinha gosto pela leitura e mantinha uma bela biblioteca. 

Seus estudos foram realizados em Dores do Indaiá, onde fez o ginásio na Escola Normal, e em Belo Horizonte, onde fez o magistério no Instituto de Educação de Minas Gerais. A alma da literatura de "Dona Branca" são as crônicas, a arte de escrever sobre o simples da vida. Foram elas que durante muito tempo escreveu para o jornal mais tradicional da cidade, "O Liberal" e no Informativo da Cooperativa de Dores com o pseudônimo "Maria". A escritora possui o blog "Jeito Mineiro de Escrever", onde o leitor encontra uma pequena parte de sua vasta obra. 

Um pouco mais da vida, da família, dos interesses da literatura e casos e nostalgias de "Dona Branca" podem ser conhecidos na bela entrevista da escritora a jornalista Ana Cláudia Vargas, do portal Plena. Que muitas e muitas crônicas venham, pois o prazer de ler "Maria" é imenso, sem dúvida uma das melhores escritoras dorenses de todos os tempos. 

Texto de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá. 

Comentários

MAIS LIDAS