BORÁ: O MENOR MUNICÍPIO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Borá é um pequeno município do interior do estado de São Paulo e também conhecida por ser a menor cidade do Brasil, posto que ostentava desde 1991 e que foi perdido em 2012 para Serra da Saudade, cidade localizada no centro-oeste de Minas Gerais. O nome de Borá foi uma homenagem, segundo antigos moradores, a uma abelha que por volta da década de 1910 proliferava na região. Mas, Borá só foi elevada a categoria de município em 1964, desmembrando-se de Paraguaçu Paulista.

Mesmo tendo perdido o título de menor cidade do Brasil, Borá aproveita sua visibilidade a nível nacional para o desenvolvimento econômico local. Assim, a atividade turística se faz necessária para o incremento econômico local. Os principais equipamentos turísticos (bares, restaurantes, hotéis e pousadas) ficam na cidade vizinha de Paraguaçu Paulista, dando um suporte para os visitantes que vem de todo estado de São Paulo para a região. Entretanto, quase todos os empregos de Borá são de uma usina de alcool e açúcar e trabalhadores de Paraguaçu Paulista também são atraídos pelos empregos e traquilidade local.

INFORMAÇÕES DE BORÁ

> População: 834 habitantes
> PIB: R$ 32.640.000
> Renda per capita: R$ 25.896
> Orçamento: 8 milhões
> Área: 118.952 quilômetros quadrados
> Densidade Demográfica: 7 habitantes / quilômetro quadrado
> Bioma: Mata Atlântica
> Clima: Tropical de Altitude
> Municípios vizinhos: Lutécia, Paraguaçu Paulista, Quatá e Quintana

Entre os atrativos naturais de Borá, podemos destacar as serras, as várias cachoeiras e as tradicionais fazendas do município. Viajar pela área rural de Borá é simplesmente fantástico, assim, os principais atrações são: a Serra da Bunka, que está localizada na divisa dos municípios de Lutécia, Borá e Paraguaçu Paulista, a cachoeira do Tancão, que fica aproximadamente 1,5 km da cidade e a cachoeira do Jordão, localizada em uma propriedade particular, na Fazenda Santa Isaura.

Mas o que encanta mesmo em Borá é o ambiente tranquilo capaz de unir as pessoas, da convivência pacífica e harmônica, bem diferente dos grandes centros urbanos pelo mundo afora.

Fonte: Prefeitura Municipal de Borá e g1.com

Comentários

  1. A Verdade Em Poesia, está a tentar visitar a todos os seus seguidores,
    para deixar abraço amigo e agradecer por termos ficado juntos mais um ano,
    desejar também que este ano lhe traga muitas alegrias, e grandes vitórias.
    Atenciosamente. António.
    PS. tive de seguir outra vez porque estava sem foto, ou sem endereço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS