OKTOBERFEST: MAIOR FESTA ALEMÃ DAS AMÉRICAS
Com a venda prevista de 700 mil litros de chope, a
Oktoberfest 2013 começou dia 3 de outubro com a expectativa de movimentar certa
de R$ 15 milhões e receber 500 mil pessoas ao longo do mês, o que representa
70% mais do que a população de Blumenau, cidade sede do evento. Na 30° edição
da festa, a Federação do Comércio de Santa Catarina estima que sejam
movimentados R$ 70 milhões na região do Vale do Itajaí com negócios como
aluguéis de casas e transporte para turistas, que representam por volta de 60%
dos participantes.
A alta perspectiva de faturamento é mantida mesmo com a redução da limitação do público. Em 2012, a Vila Germânica chegou a receber 77 mil pessoas em um só dia, nesse ano, por medida de segurança do Ministério Público e dos organizadores, a capacidade foi reduzida para 37,7 mil pessoas.
A inclusão de cobrança dos turistas do ingresso
para quem utilizar o traje típico alemão e do consumo de alimentos e bebidas
devem amenizar a baixa de público. Pesa na projeção o histórico de consumo de álcool
nos últimos cinco anos, quando o público da festa se manteve constante em meio
milhão de pessoas, a venda de chope aumentou 74%, de 374 mil para 652 mil
litros.
CERVEJAS ARTESANAIS
O aumento do consumo vem acompanhado de mais
espaço para as cervejarias artesanais, que duplicaram a participação no evento
desde 2008 e já respondem por 50% da bebida oficial consumida nos 18 dias da
Oktoberfest. No evento desde 2007, a Das Bier, de Gaspar (SC), espera
comercializar mais do que produz em um mês inteiro só por causa do evento, de
26 mil a 30 mil litros de chope. Leandro Schmitt, um dos proprietários da Das
Bier, diz que a festa é uma oportunidade de apresentar novidades ao público que
busca bebidas especiais.
A local Wunder Bier alugou quatro tanques de 4.500
litros cada um e três de 600 litros, esperando vender 40 mil litros durante
todos esses dias. “Por sermos uma marca de Blumenau, é quase uma necessidade
estar na festa”, relata Mauro Pedrosa, gerente da cervejaria.
Já a artesanal Bierland quer superar a venda de 92
mil litros de chope e contratou 45 tiradores da bebida. Segundo Eduardo Krueger,
sócio da marca, a Oktoberfest representa 20% do faturamento anual da cervejaria
artesanal.
ATIVIDADE TURÍSTICA
Sendo uma das maiores festas de Santa Catarina e a maior festa alemã do continente americano, a
Oktoberfest recebe turistas de vários pontos do Brasil, principalmente dos
estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Mesmo assim, grande parte dos
visitantes são de Santa Catarina, fato que valoriza o aspecto das tradições
locais.
Com a realização da Oktoberfest, toda cadeia da
atividade turística de Blumenau e região se dinamiza, como os restaurantes,
bares, hotéis e pousadas, além da maior divulgação dos atrativos turísticos e
também movimentando a infra-estrutura local, como os bancos, postos de gasolina
e lojas em geral.
SAIBA UM POUCO MAIS DA OKTOBERFEST DE BLUMENAU
Mais informações no site: www.oktoberfestblumenau.com.br/
Fonte: Folha de São Paulo.
Comentários
Postar um comentário