MADAGASTAR: UMA BELA ILHA NO LESTE DO CONTINENTE AFRICANO TEM COMO CENÁRIOS PRAIAS E MONTANHAS

As paisagens exibidas na animação "Madagascar" podem fazer com que turistas se empolguem em visitar a ilha da África oriental que fica no oceano Índico. Muito sol, praia, vegetação densa e animais pouco comuns para os brasileiros --caso dos lêmures-- fazem parte dos cenários da quarta maior ilha do mundo. Madagascar garante seu lugar nesse ranking das dimensões, atrás apenas da Groenlândia, Papua-Nova Guiné e Bornéu, por causa de seus 587 mil km2 --área equivalente ao dobro do Estado do Arizona, nos Estados Unidos. 

Parte dessa imensidão foi registrada no filme e teve as imagens aprovadas, inclusive, pelo presidente de Madagascar. O líder Marc Ravalomanana visitou os estúdios da DreamWorks durante a produção do longa, para saber como os produtores haviam concebido o visual de seu país. 

NATUREZA


Reprodução
Os lêmures são animais típicos da ilha de Madagascar
Os lêmures são animais típicos da ilha de Madagascar
A ilha --separada do continente africano há cerca de 160 milhões de anos-- é cortada por montanhas que a dividem de maneira geográfica, climática e cultural. A costa leste, por exemplo, é formada por mata densa e grandes conglomerados de árvores, enquanto a costa oeste tem vegetação rasteira. 

Os contrastes também estão presentes quando se considera a latitude: além do sol intenso retratado no filme "Madagascar", no topo das montanhas faz frio durante o inverno. A capital, Antananarivo, fica em uma dessas regiões altas, no centro da ilha. 

Um animal freqüentemente associado ao local é o lêmure. Há também cerca de 340 espécies de répteis e 222 anfíbios na ilha --deste último grupo, apenas uma espécie pode ser encontrada em outros lugares do mundo. Cerca de 50% das 209 espécies de passáros de Madagascar também são endêmicas (restritas à região). 

Uma das atrações mais visitadas da ilha é o parque nacional Montagne d'Ambre, na região de Antsiranana. No local é possível observar diversas espécies de flora e fauna desconhecidas dos turistas.

CIDADE



Reprodução
A ilha tem montanhas que a dividem de maneira climática
A ilha tem montanhas que a dividem de maneira climática
Antananarivo (ou "Anta"), é superpopulosa, assim como outras capitais africanas. Em algumas regiões da cidade, os pedestres disputam espaço com vendedores de rua que abordam os turistas com seus produtos típicos. 

Se quiser fugir do agito, o turista pode visitar as ruínas de Rova, que já foi a moradia de reis. A construção fica no topo da montanha mais alta, de onde é possível observar uma extensão de diversos quilômetros em todas as direções. 

No local é possível ouvir o malgaxe e francês --as línguas oficiais faladas pelos cerca de 18 milhões de habitantes de Madagascar. Há também pessoas que falam dialetos e inglês. O francês tem presença garantida porque, até 1960, a ilha foi colônia do país europeu. Neste mesmo ano o país conquistou sua independência e, em 1992, tornou-se uma república. 

SERVIÇO

Judy & Associates, tel. (11) 5522-1146 (www.judy.com.br). US$ 4.930. Inclui aéreo, traslados, hospedagem por dez noites com café da manhã e passeios. 

Queensberry, tel. (11) 3217-7100 (www.queensberry.com.br). A companhia não tem pacotes prontos, mas elabora roteiros sob consulta. O prazo de entrega dessas informações para os clientes é de até 72 horas. 

Designer Tours, tel. (11) 223-3799 (www.designertours.com.br). A companhia não tem pacotes prontos, mas elabora roteiros sob consulta. O prazo de entrega dessas informações para os clientes é de 48 horas. 


Fonte: Folha de São Paulo.

Comentários

MAIS LIDAS