FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, SÃO BENEDITO E SANTA EFIGÊNIA EM DORES DO INDAIÁ


Ocorre de 16 a 19 de agosto de 2013 em Dores do Indaiá a Festa de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigência. O tradicional evento que nasceu antes mesmo da emancipação de Dores do Indaiá, consolida a fé e a religiosidade. A festa do congado já se tornou tão importante, que sua influência não se limita apenas no aspecto religioso, ela também levanta importantes aspectos culturais, econômicos e turísticos.

Reverenciar um evento que é genuinamente feito para o povo e é produzido pelo povo é um modo fantástico democratizar os ambientes de cultura e lazer numa sociedade que possui poucos elementos para tal e também de fortalecer a devoção, a religiosidade e a fé, de uma população que foi construída com bases nesses princípios.

Assim sendo, a participação desde as pessoas que possuem maiores recursos financeiros e aspectos intelectuais e de pessoas com recursos materiais ou imateriais é constituição fundamental para uma celebração durar até agora quase dois séculos de existência.

Mesmo com eventuais e até mesmo maiores problemas não podem diminuir tal relevância e sacrifício de muitos. Saber compartilhar com outras pessoas, de outras gerações é mostrar a força e continuísmo não só da fé católica, mas no fortalecimento da ética e dos valores morais, que de tempos em tempos vão sendo colocados a prova diante de um mundo de multiplicidades e variedades transformadoras.

Em suma, mas que tudo, prestigiar as festas do congado em todo o interior é manifestar a cultura interiorana de fé e dos valores morais e éticos. A festa tem a organização da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, integrante da Diocese de Luz.

Texto de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá.

Comentários

MAIS LIDAS