REALIDADE ATRAVÉS DO VIDRO VIRA OPÇÃO DE LAZER, CULTURA E TURISMO EM BH


No dia 5 de março de 2010, por meio da Fundação Zoo-Botânica, a prefeitura de Belo Horizonte inaugurou o aquário temático que retrata o rio São Francisco. O aquário tornou-se uma das grandes atrações turísticas da capital, oferecendo oportunidades de estudo sobre biologia, criação e manutenção de peixes em cativeiro, além de ser um opção de lazer e cultura.

O presidente da fundação, Evandro Xavier, afirma que o objetivo do aquário é a proteção e conservação da biodiversidade do rio São Francisco. Ele conta que zoológicos de todo mundo tem adotado aquários entre suas atrações, sendo a maioria de águas oceanárias. A água doce é um dos diferenciais do aquário de Belo Horizonte, que conta com mais de 50 espécies de peixes e uma população de mais de 1.200 indivíduos tipicamente brasileiros.

O aquário recebe com frequência a visita de colégios. Antes de conhecerem as instalações, as crianças assistem a um vídeo educativo que traz informações sobre as espécies do rio e sobre a importância da preservação ambiental. Lá também são encontrados elementos típicos do rio São Francisco, como pedras do fundo do rio, canoas e carrancas. Foi feita uma ambientação para abordar as belezas da fauna, do relevo tipo caatinga e também aspectos humanos e culturais da região.

Todos os dias são feitos vários testes em cada um dos aquários para assegurar a qualidade da água, tais como testes de temperatura, de oxigênio dissolvido, de pH, alcalinidade, dureza e concentração de amônia, nitrito e nitrato. Todos os peixes recém chegados passam por um período de isolamento, onde ficam separados dos demais por pelo menos trinta dias para serem observados e tratados, evitando assim o possível comprometimento da saúde dos demais habitantes do aquário.

Caso seja constatado algum sinal de doença ou necessidade de atendimento médico-veterinário, o peixe é encaminhado parra a área específica de tratamento, recebendo cuidados para seu restabelecimento e futuro retorno a área de exposição.

O aquário de Belo Horizonte fica na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000, na região da Pampulha, funcionando de terça a domingo, de 9 h às 12 h e de 13 h 30 às 16 h. Mais informações você encontra no telefone (31) 3277 7100 ou no site portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/

VEJA O VÍDEO APRESENTANDO O AQUÁRIO DE BELO HORIZONTE


Fonte: Revista de Minas.

Comentários

MAIS LIDAS