CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR DE TURISMO EM MINAS GERAIS

Os primeiros cursos de ensino superior em Minas Gerais nasceram em meados da década de 1970, mais exatamente com a criação da Faculdade de Turismo de Belo Horizonte (FACTUR), que foi inaugurada em 1974 e hoje é o curso de turismo do Centro Universitário Newton Paiva. O surgimento dos cursos de turismo esteve atrelada aos movimentos de contestação da classe média ao Golpe Militar de 1964 e também ao ingresso deles no ensino superior.

Na década de 1980 houve pouca expansão dos cursos de turismo, isso devido essencialmente a recessão econômica vivida pelo Brasil. Somente no final de década de 1990 e começo dos anos 2000, que começaram a expandir cursos turismo no Brasil e em Minas Gerais.


Atualmente, grande parte das faculdades de turismo são de ordem privada, mas há também bons cursos em instituições públicas, como é o caso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e cursos tecnológicos que tem duração menor e mais específica, como o curso do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-MG).

O curso de turismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais foi criado em 1998, primeiramente como um curso de bacharelado com foco em planejamento turístico, hoje, ele é tecnológico e tem foco na gestão da operacionalização turística, ou seja, em agências de viagens, meios de hospedagem, de gastronomia, mas também há espaço para outras áreas. Ele é ofertado em Belo Horizonte (campus Coração Eucarístico) e em Poços de Caldas, com duração de 2 anos.

Já o curso de turismo da UFMG foi criado em 2002, como um curso de bacharelado com duração de quatro anos, que é ofertado no campus Pampulha. O curso tem foco no planejamento territoral, mas também há muito espaço para o desenvolvimento de áreas operacionais e de maketing, por exemplo. O curso também dispõe de uma empresa júnior desde 2003 (Território), do Centro de Pesquisa-Ação em Planejamento Turístico (CEPLANTUR), do Instituto Casa da Glória (Diamantina), e das bibliotecas universitárias.

Atualmente curso de bacharelado de turismo da UFOP tem como principais áreas de estudo o meio ambiente, hotelaria e gesão de negócios e eventos, tendo o Núcleo de Pesquisas e Estudos em Eventos (GEVENTOS) e o Núcleo de Pesquisas Avançadas em Turismo (NUPETUR), além do próprio departamento. O curso foi criado em 1999 e tem sua base em Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, e tem duração de quatro anos.

O curso de turismo da UFJF foi criado em 1999 e o Departamento de Turismo em 2002. O curso é oferecido em Juiz de Fora, na zona da mata mineira, tendo como principais destaques o Núcleo de Pesquisas e Documentação Turística (NUPEDTUR) e uma empresa júnior (Rumos), onde os alunos tem contato diretamente com projetos e o mercado. O foco do curso de turismo da UFJF é na organização e gestão de viagens e eventos, consultoria e pesquisa científica, tendo duração de quatro anos e é disponibilizado 90 vagas, 45 para o curso diurno e 45 para o curso noturno.

Entre os cursos técnicos, destaca-se o turismo do CEFET-MG. Além de ser um curso gratuito, o curso técnico de Turismo e Lazer tem ênfase na organização de produtos e serviços turísticos, na promoção de eventos e de ações de lazer e na comercialização de produtos e serviços turísticos. O curso é ofertado no campus I do CEFET em Belo Horizonte..

Por fim, o curso do SENAC tem ênfase em guia e hospitalidade. O técnico em Guia de Turismo é o profissional que conduz, orienta e presta assistência a turistas, e que também é responsável pela transmissão de informações turísticas e culturais específicas.

Com o alto crescimento da atividade turística nos últimos anos, a formação do profissional do turismo, seja ele superior ou de nível técnico, tem que ser sólida e consistente para uma atividade de qualidade e com bons serviços prestados, além do incentivo da pesquisa acadêmica em constante contato com o mercado turístico.

Fonte: Site do curso de turismo da PUC Minas, da UFMG, da UFOP, da UFJF, do CEFET-MG e do SENAC-MG.

Comentários

MAIS LIDAS