ABAETÉ FOLIA 2013


Abaeté é uma pequena cidade do interior de Minas Gerais que tem uma dos carnavais mais famosos e agitados da região. Com cerca de 22 mil habitantes, no período de carnaval a expectativa é que essa população alcance o dobro, tirando a tranquilidade mas não a agitação da comunidade local e nem dos turistas, como afirma o aposentado José de Oliveira Campos: "É tudo folia. Todo mundo fica em festa".

Em 2012 mais de 10 mil foliões curtiram a festa, fora as milhares de pessoas espalhadas pelas ruas da cidade. Hoje, o carnaval em Abaeté tem grande impacto econômico, social e turístico, além da divulgação constante pelas mídias, seja pela televisão, pelo rádio ou pela internet (sobretudo pelas redes sociais).

Na cidade há uma boa variedade de meios de hospedagem, além dos tradicionais hotéis e pousadas, a população local aluga residência para turistas somente para o período da festa. Ao todo, são mais de 500 opções, que dependendo da localização e do tamanho, o preço pode variar de R$ 1.500 a R$ 14.000. A consultora de beleza Simone Aparecida Ferreira relata que há um bom tempo aluga sua casa e vai para a casa da mãe no carnaval. "A gente viaja, vai para a casa da minha mãe e é muito bacana, eles não estragam nada. Vale muito apena", enfatiza Simone.

VEJA ALGUNS MEIOS DE HOSPEDAGEM EM ABAETÉ

> Panorama Palace Hotel: Praça Edgardo Abreu 30 - Amazonas - (37) 3541-1133
> Hotel São Geraldo: Rua Antônio José Pereira 695 - Centro - (37) 3541-1070
> Hotel Mark's: Rua Dr. Teodoreto de Paiva 246 - Centro - (37) 3541-1717
> Hotel Milleunium: Rua Frei Orlando 32 - Centro - (37) 3541-4040
> Iate Hotel Mangaba I (Barco): Rua Getúlio Vargas 248 - Centro - (37) 3541-121

Com uma estrutura que lembra muito o carnaval de Salvador, o carnaval em Abaeté atrai foliões de todas as partes de Minas Gerais e do Brasil. Um circuito de rua com trio elétrico, camarotes open-bar e uma mega estrutura de boate, juntando música baiana, eletrônica e o sertanejo universitário. De maneira geral, o público que curte a festa é jovem, principalmente universitários, o que dá muita festa por todos os cantos e espaços da cidade.

Entre as atrações desse ano, destaca-se a presença de Fernando e Sorocaba, Inimigos da HP, Oba Oba Samba e DJ carioca Olin Batista.

Mais informações sobre atrações e preços de abadás e camarotes você encontra no site oficial do evento: http://www.abaetefolia.com.br/

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DADOS E CURIOSIDADES DE ABAETÉ / MG


> População: 22.690
> Localização: Região centro-oeste de Minas Gerais, a 220 km de Belo Horizonte.
> Índice de Desenvolvimento Humano: 0,778
> Principais eventos: Carnaval, exposição agropecuária e festa do congado.
> Atrativos turísticos: Balneário Mangaba, Praça da Igreja da Matriz, Praça da Prefeitura, Praça Dr. Canuto, além de estar bem próximo a represa de Três Marias.
> Significado do nome: Abaeté é um termo da língua tupi e significa "homem verdadeiro" através da junção dos termos aba ("homem") e eté ("verdadeiro").
> Cidades limítrofes: Cedro do Abaeté, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Paineiras, Pompéu e Quartel Geral.
> Aniversário da cidade: 05 de novembro de 1987.
> Gentílico: Abaeteense.

Fonte: IBGE
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: g1.com e abaetefolia.com.br

Comentários

MAIS LIDAS