BRASILEIRO QUER VIAJAR PELO BRASIL E DE AVIÃO NO PERÍODO DE FÉRIAS

Em uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo do Brasil que abordou 12 capitais nacionais, mostra a preferência dos turistas pelo nordeste e pelo avião como principal meio de transporte durante o período de férias. Essa sondagem do consumidor foi feita em novembro de 2012, ressalta que metade dos entrevistados que pretendem viajar nos próximos seis meses irão utilizar o transporte aéreo.

A sondagem é realizada mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), demonstra que 31,9 % dos entrevistados pretendem viajar até maio de 2013. A pesquisa também realça que 75 % dos destinos procurados são nacionais e apenas 17,2 % disseram que pretendem viajar para o exterior.

Os estados do nordeste brasileiro são o alvo de 42,6 % dos entrevistados, seguidos dos destinos do sudeste, com 26,5%. Já a região sul foi escolhida por 17,8 % desse contingente.  A sondagem aborda o automóvel, com 31,7 % das indicações, como o segundo meio de transporte mais procurado, seguido do ônibus, com 8,6 %.

No que se refere aos meios de hospedagem, os turistas dão preferência por hotéis e pousadas, 52,5 % do público, já a disposição do viajante em ficar na casa de parentes e amigos ficou em 32,7 %.

Essa pesquisa do Ministério do Turismo destaca alguma tendências do turismo no Brasil. A primeira é uma busca muito maior pelo transporte aéreo em detrimento do transporte rodoviário, dada a sua facilidade e rapidez pelos grandes e médios centros urbanos e a questão do preços.

Outra tendência é a busca de destinos nacionais, movimentando e abastecendo a economia local, seja pelos equipamentos turísticos (hotéis, pousadas, restaurantes e bares) ou pela infra-estrutura local (bancos, postos de gasolina).

E por último é um maior número de pessoas dispostas a viajar por todo território nacional, o que indica que o poder público e a iniciativa privada precisa melhor as questões inerentes as suas responsabilidades, para atrair e esse turista continuar fiel ao destino, além de expandir essa visão para outras pessoas.

Fonte: Ministério do Turismo.

Comentários

  1. Bonne et heureuse nouvelle année , meilleurs voeux de santé et bonheur pour 2013!
    Bises
    Sacha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS