OS ATRATIVOS TURÍSTICOS DE CEDRO DO ABAETÉ

Cedro do Abaeté é uma típica cidade do interior de Minas Gerais que se localiza no Alto São Francisco. O nome da cidade é devido a existência de árvores da madeira Cedro na região, que além de serem belas árvores, serviam de referência para todas as pessoas que passavam por ali, como carreteiros, tropeiros, garimpeiros entre outros.

O município foi criado em 12 de dezembro de 1953 e emancipado em 30 de dezembro de 1962, desmembrando-se do município de Abaeté. Hoje, Cedro do Abaeté tem uma população em torno de 1.200 habitantes que estão distribuídos numa área de quase 280 quilômetros quadrados.

A economia da cidade é baseada na agropecuária e no setor de comércio e serviços, um médio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o que sinaliza numa qualidade razoável de educação, saúde e rendimento financeiro.

A cidade conserva ares de vilarejo, com uma vida bem tranqüila e grande potencial para o ecoturismo. Entre suas belezas naturais, pode-se destacar o rio Indaiá, onde o garimpo de diamantes gerou riqueza e desenvolvimento, o morro da Pedra Menina e o morro do Capacete, além de trilhas, grutas, cachoeiras e fazendas centenárias. Além disso, há uma diversa fauna e flora aliado as altas altitudes da localidade.

Quanto aos eventos  que ocorrem no município, o principal é a Festa do Peão de Boiadeiro que acontece em meados do ano e tem como atrações os rodeios, shows sertanejos, barracas, parque de diversões e boate.

Cedro do Abaeté é um dos oito municípios que participam do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, que é uma proposta de desenvolvimento da atividade turística de forma regionalizada e integrada pela Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais (Setur-MG). Entre as principais ações do circuito estão a sinalização turística, cursos de capacitação, atualização do inventário e divulgação das belezas naturais da cidade. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Cedro do Abaeté.

Comentários

MAIS LIDAS