SANTA ROSA DA SERRA: HISTÓRIA, TURISMO E LAZER

Santa Rosa da Serra é um município de Minas Gerais que se localiza no Alto Paranaíba. Sua população estimada em 2007 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 3.261 habitantes distribuídos em uma área de 296 quilômetros quadrados.

O inicío da história do município é ligada as expedições dos bandeirantes que buscavam ouro na região. Entretanto, só a partir de 1865 é que se tem as primeiras notícias sobre as terras que hoje constituem a cidade de Santa Rosa da Serra. O marco inicial do povoado, representado por um cruzeiro erguido nas proximidades dos rios Indaiazinho e Monjolinho, posteriormente constitui-se em uma fazenda, denominada Santa Cruz, coincidindo com a chegada de mais famílias para o lugar. A origem do nome da cidade está associado à família Rosas, que foram os primeiros habitantes do povoado, onde foi instalada uma máquina de limpar café no qual foi dado o nome de máquina Santa Rosa. Subordinado a São Gotardo, o distrito de Santa Rosa da Serra foi criado em 1953, emancipando-se em 1962.

Atualmente, a economia de Santa Rosa da Serra está pautada na atividade da agropecuária e no setor de comércio e serviços. É no campo, onde o número de ofertas de trabalho e geração de renda é maior, sobretudo com a plantação de café, milho e cana de açúcar.

A região possui relevo de altas altitudes em relação a região do cerrado, um clima que em média 20 graus de temperatura no ano e uma rede hidrográfica que destaca-se o rio Indaiazinho e o rio Monjolinho. Entre os recursos minerais do município, há presença de calcário

A praça do Rosário, localizada no topo de uma colina, é um dos principais atrativos turísticos. Entre os vários atrativos naturais, pode-se destacar as quedas d'água e a cachoeira do rio Indaiazinho. Já no que se refere aos eventos, a Festa do Produtor é a principal do município, valorizando o modo de vida local, tendo rodeios, shows e estandes de produtos típicos. A população de Santa Rosa da Serra também pode ser considerado outro atrativo, dada sua hospitalidade e simplicidade, típica de uma cidade do interior de Minas Gerais.

Em 2010, Santa Rosa da Serra integrou o Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, juntamente com outros sete municípios da região. O objetivo primordial do circuito é desenvolver a atividade turística de modo regional, capacitando a população e os equipamentos turísticos locais, melhorando a divulgação dos atrativos turísticos e planejando do turismo, como na implantação da sinalização turística, organização do Plano Municipal de Turismo e do Inventário Turístico.

Mais informações do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/

Fonte: IBGE e Circuito Turístico Caminhos do Indaiá.

Comentários

  1. Os rosales são gente muito simples e acolhedores!! Vale a pena conhecê-los...

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de saber algum registro dos meus avós! Sei que se conheceram ali em santa Rosa da Serra, meu avô veio com toda a família de Portugal era os Pereira! Alguém poderia me informar como vou conseguir algum registro!? Já tentei no cartório da cidade parece que não tem! Meu avô faleceu deixando minha avó com 6 filhos e nesta época tinha se mudado pra Capinopolis! Me ajudem. mireilygtba@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabendo de alguma informação, te informarei Mireily. Abraço.

      Excluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS