28 de outubro de 2012

SANTA ROSA DA SERRA: HISTÓRIA, TURISMO E LAZER


Santa Rosa da Serra é um município de Minas Gerais que se localiza no Alto Paranaíba. Sua população estimada em 2007 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 3.261 habitantes distribuídos em uma área de 296 quilômetros quadrados.

O inicío da história do município é ligada as expedições dos bandeirantes que buscavam ouro na região. Entretanto, só a partir de 1865 é que se tem as primeiras notícias sobre as terras que hoje constituem a cidade de Santa Rosa da Serra. O marco inicial do povoado, representado por um cruzeiro erguido nas proximidades dos rios Indaiazinho e Monjolinho, posteriormente constitui-se em uma fazenda, denominada Santa Cruz, coincidindo com a chegada de mais famílias para o lugar. A origem do nome da cidade está associado à família Rosas, que foram os primeiros habitantes do povoado, onde foi instalada uma máquina de limpar café no qual foi dado o nome de máquina Santa Rosa. Subordinado a São Gotardo, o distrito de Santa Rosa da Serra foi criado em 1953, emancipando-se em 1962.

Atualmente, a economia de Santa Rosa da Serra está pautada na atividade da agropecuária e no setor de comércio e serviços. É no campo, onde o número de ofertas de trabalho e geração de renda é maior, sobretudo com a plantação de café, milho e cana de açúcar.

A região possui relevo de altas altitudes em relação a região do cerrado, um clima que em média 20 graus de temperatura no ano e uma rede hidrográfica que destaca-se o rio Indaiazinho (FOTO DA POSTAGEM) e o rio Monjolinho. Entre os recursos minerais do município, há presença de calcário

A praça do Rosário, localizada no topo de uma colina, é um dos principais atrativos turísticos. Entre os vários atrativos naturais, pode-se destacar as quedas d'água e a cachoeira do rio Indaiazinho. Já no que se refere aos eventos, a Festa do Produtor é a principal do município, valorizando o modo de vida local, tendo rodeios, shows e estandes de produtos típicos. A população de Santa Rosa da Serra também pode ser considerado outro atrativo, dada sua hospitalidade e simplicidade, típica de uma cidade do interior de Minas Gerais.

Em 2010, Santa Rosa da Serra integrou o Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, juntamente com outros sete municípios da região. O objetivo primordial do circuito é desenvolver a atividade turística de modo regional, capacitando a população e os equipamentos turísticos locais, melhorando a divulgação dos atrativos turísticos e planejando do turismo, como na implantação da sinalização turística, organização do Plano Municipal de Turismo e do Inventário Turístico.

VEJA O VÍDEO DE DIVULGAÇÃO DO CIRCUITO TURÍSTICO CAMINHOS DO INDAIÁ


Mais informações do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/

Fonte: IBGE e Circuito Turístico Caminhos do Indaiá.

2 comentários:

  1. Os rosales são gente muito simples e acolhedores!! Vale a pena conhecê-los...

    ResponderExcluir