2 de setembro de 2012

EUROPA DE TREM


Embarcar numa estação européia é vivência essencial para sentir a alma do velho continente. O trem chega com tranquilidade a cidades médias e pequenas, tem a praticidade de deixar (pegar) as pessoas sempre nos bairros centrais, além de ser uma maneira charmosa de viajar. E entre essas viagens mais fascinantes, podemos destacar o trajeto Paris-Londres, Madri-Barcelona e Paris-Veneza.

O primeiro roteiro é Paris-Londres atravessando o Canal da Mancha. Sair da capital francesa e chegar a Londres em 2 horas e 15 minutos e ainda ter a sensação levemente assustadora de ter toda água do Canal da Mancha sobre a cabeça é formidável. Basta pegar o Eurostar (www.eurostar.com) na bela estação Gare du Nord. O trem tem dois vagões-bar e três categorias de assentos: a Standard, com mesinhas individuais ou mesas fixas compartilhadas a cada quatro poltronas; a Leisure Select, a primeira classe para passeio, com mais espaço entre as cadeiras, minitravesseiros, jornais e revistas gratuitos, almoço, lanche ou jantar (dependendo da hora do embarque) com três ou quatro opções de menu; e a Business Premier, voltada para executivos, com tomadas individuais para laptop, com três opções de café da manhã, acesso a sala vip nas estações de Londres ou Paris e check-in expresso.

A chegada é em St. Pancras, estação com reforma assinada pelo badalado arquiteto Norman Foster, que já foi locação de cenas de Harry Potter e ainda abriga shopping e bons bares.

O segundo roteiro é de Madri a Barcelona de trem rápido. São quase 600 kilômetros de distância da capital espanhola (Madri) e da festeira Barcelona, com sua alma catalã, suas praias agitadas e a arquitetura única de Gaudí.

É longe. Mas, graças a investimentos de quase 7 bilhões de euros e á tecnologia TGV, desde o início de 2008 já se pode cumprir o trajeto em 2 horas e 38 minutos. A bordo do AVE, nome do trem rápido espanhol, chega a uma velocidade de 300 km/h, sem trancos, e sentado em poltronas que reclinam bem. Há filmes e uma cafeteria. Nas classes Preferente e Club, as mais caras, o menu é do celebrado chef Jordi Cruz. O trem sai da bela estação madrilena de Atocha e chega a Sants, na zona oeste de Barcelona.

O último roteiro apresentado é o de Paris a Veneza. Qualquer casal que visita Paris acaba planejando uma segunda viagem a Veneza, sua equivalente italiana no quesito romantismo. Mas por que não fazer as duas viagens em uma? 

Pouca gente sabe, mas o trem noturno da Artesia (www.artesia.eu) faz o trajeto entre Paris (estação Bercy) e Veneza em 13 horas. Há uma opção quem opta pela primeira classe, com duas ou três camas por cabine (são seis na segunda classe). A idéia é de se acomodar nas primeiras horas sentado em sofás que depois viram cama. Travesseiros, lençóis e água mineral estão incluídos, e pode-se jantar e custo extra no vagão-restaurante ou na lanchonete.

Fonte: Revista Tam Viagens.

5 comentários:

  1. Aprecio muito viagens de trem...Pela Europa, deve ser maravilhoso!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Lindo e interessante tudo o seu blog e amo viajar em tren, e uma gran experiencia romantica.
    Um abraco.

    ResponderExcluir
  3. Hi !
    What a beautiful post :) I loved it, and I love your blog too!!!
    I found a lot of inspiration here :)

    I am an italian fashion blogger..please, just if you have time, check out my blog, and maybe follow me back with Google Friend Connect/Facebook, if you like it! You won't regret it :-D
    However, you have a new follower starting from............NOW :)

    Anna

    http://www.followpix.com

    ResponderExcluir
  4. Evaporative cooling is a physical phenomenon in which evaporation of a liquid, typically into surrounding air, cools an object or a liquid in contact with it. Latent heat describes the amount of heat that is needed to evaporate the liquid; this heat comes from the liquid itself and the surrounding gas and surfaces. When considering water evaporating into air, the wet-bulb temperature, between the two temperatures, the better the evaporative cooling effects. When the temperatures are the same, no net evaporation of water in air occurs, thus there is no cooling effect. This kind of products named evaporative air cooler (air cooler, portable evaporative air cooler, evaporative cooling,swampcooler,desertcooler,evaporative air conditioner,greenhouse cooling,industrial airconditioner, factory cooling,outdoor wist fan,outdoor fan, poratable air cooler, Refroidisseur d'air par évaporation,Evaporative Luftkühler, Climatizador Evaporativo,aire aconditionado evaporativo enfriador de aire evaporativo, Dispositivo di raffreddamento evaporativo, Masingaw hangin palamigan ,Refrigerador de ar evaporativo, Испарительный охладитель,気化放熱式涼風装置、涼風ファン、クールファン,مكيف صحراوي شباكمكيف صحراوي مركزي the famoust manufacturer is AOLAN , www.aolan-china.com

    ResponderExcluir
  5. Cheguei ao teu blog por acaso e gostei do que li.
    Seguindo já.

    Se puder, visite também o meu caderno:
    http://andrefoltran.blogspot.com.br/

    Grande abraço,
    André

    ResponderExcluir