VIDA E OBRA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE COMO ATRATIVO TURÍSTICO EM ITABIRA


Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos maiores poetas da literatura brasileira, influenciando sobretudo o modernismo. Nascido em Itabira, cidade do interior de Minas Gerais, Drummond tem uma grande relação de afeto com a cidade, fato que pode se constatar pelos poemas feitos para Itabira e nos monumentos que o município construiu para homenagear o seu ilustre filho.

Entre os atrativos relacionados a figura de Drummond, pode-se destacar o Memorial Carlos Drummond de Andrade. Projetado por Oscar Niemeyer, arquiteto e amigo do poeta, o memorial está localizado no Pico do Amor, de onde se tem uma visão panorâmica de Itabira e que também foi cenário de poemas, como “Ausência”.

O memorial abriga exposições permanentes sobre a vida e obra do poeta e é referência para estudiosos e turistas. Na área há a escultura “Fazendeiro do Ar”, do artista plástico itabirano Genin e duas placas-poema que fazem parte do Museu de Território Caminhos Drummondianos: “Confidência do Itabirano” e “Ausência”.

Outro atrativo é o Museu de Território Caminhos Drummondianos. O museu é formado por 44 placas-poema de Carlos Drummond de Andrade, que resgatam a “Velha Itabira”. As placas-poema referem a fatos, locais e personagens que fizeram parte da vida de Drummond em Itabira.

Já a Casa Drummond é um dos locais mais procurados pelos visitantes, pois foi nesse local onde o poeta viveu sua infância. A casa é um local de integração da comunidade itabirana e ponto de encontro de estudiosos e interessados na obra de Drummond. O local também abriga o Projeto Drummonzinhos, projeto em que jovens declamam poesias de Carlos Drummond pelas ruas de Itabira.

Segundo o inventário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) de Minas Gerais, o sobrado onde Drummond viveu sua infância foi construído no século XIX por Joana da Costa de Paulo Andrade. Foi herdado por Elias de Paula e em seguida por Carlos de Paula Andrade, pai do poeta, que no início do século XX vendeu o imóvel para Joana Senhorinha Martins da Costa. Hoje o imóvel pertence a prefeitura de Itabira.

Enfim, Drummond é sinônimo de Itabira, de poesia e de turismo, que gera muita sensibilidade tanto para a população local, quanto para os visitantes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itabira.

Comentários

  1. Pediria por gentileza, se alguém saberia dizer em que ano faleceu Joana Senhorinha Martins da Costa?.MarcosLima(grande BH).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS DA SEMANA