TURISMO E PARQUES NACIONAIS


Os Parques Nacionais são áreas destinadas à proteção e conservação ambiental, ou seja, da conservação da fauna, flora e outros recursos naturais (rios, lagos, formações rochosas, etc). São terrenos que podem ser usadas para visitação turística (turismo ecológico), sem que haja qualquer prejuízo aos ecossistemas, além de ser ter utilidade na realização de pesquisas científicas e projetos educacionais.

Nos últimos anos, a visitação turística nessas áreas de preservação vem aumentando de maneira significativa, tanto no Brasil, quanto no mundo. No Brasil, os Parques Nacionais são grandes extensões de natureza e cultura, encantando brasileiros e estrangeiros de modo geral, eleva a atividade do Ecoturismo, dada a preocupação com a proteção do meio ambiente por parte da população local e a população que se refugia para o campo por causa do estresse urbano.

Os Parques Nacionais hoje em dia, também exercem uma importante função econômica, dado a existência de inúmeros atrativos dos parques, em algumas regiões são diretamente responsáveis pelo crescimento econômico e pelo aumento do PIB, fato que pode ser exemplificado pelo Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e pelo Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.

Com a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, essa perspectiva aumenta. Para receber todas essas pessoas, o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) está ampliando a oferta de serviços nos Parques Nacionais brasileiros.

Existem vários programas, projetos e ações dos Ministérios do Turismo, do Meio Ambiente, e Educação e da Cultura cujo foco é melhorar o planejamento e qualidade do ecoturismo, além das ONG’s, que possuem papel fundamental.

IMPORTANTES PARQUES NACIONAIS DE CUNHO TURÍSTICO
Parque Nacional da Chapadada Diamantina
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Parque Nacional da Chapadados Veadeiros
Parque Nacional das Emas
Parque Nacional da Serra da Canastra
Parque Nacional do Iguaçu
Parque Nacional do Pantanal Matogrossense
Parque Nacional do Pico da Neblina
 
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha


Referência: Jornal “O Gandarela” e www.suapesquisa.com

Comentários

  1. Neste sábado (31 de março) estivemos na área onde está sendo pretendida a criação do Parque Nacional do Serra do Gandarela. A criação dele vai ser de fundamental importância para a preservação da área, o que implica no mínimo de exploração de minério de ferro na região e uma maior qualidade de vida dos moradores. Só que na realidade as coisas não são tão fáceis assim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS