A PROFISSÃO DE TURISMÓLOGO É REGULAMENTADA

Portaria publicada no dia 19.01.2012, no Diário Oficial da União, atende a uma antiga reivindicação da categoria que há três décadas vem lutando pelo reconhecimento da profissão de turismólogo.

Na opinião do professor José Marques de Oliveira Júnior, coordenador do Curso de Turismo da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, o reconhecimento da profissão é o primeiro passo para a regulamentação da atividade e uma conquista inédita para a categoria.
 
“Temos que comemorar a promulgação dessa lei, pois o projeto estava tramitando há mais de 30 anos no Congresso Nacional. Agora, com esta medida, já podemos já fazer parte do Cadastur, pois até agora a nossa profissão não existia oficialmente”, comemorou o coordenador, lembrando que o reconhecimento não cria reservas de mercado e nem obriga empresas a contratarem turismólogos no seu quadro de funcionários.

O Brasil possui mais de 200 mil bacharéis de turismo que, em grande parte, não são aproveitados devidamente no mercado de trabalho, já que não tinham sua profissão reconhecida. “Com a aprovação, iremos colocar no mercado de trabalho pessoas que pensam turismo em todas as esferas de governo no país através de concurso público, pois o turismo brasileiro recebe oficialmente um novo padrão de qualidade e pensamento”, acrescentou o professor José Marques.

A Lei 12.591, de 18 de janeiro de 2012, considera atividades do turismólogo: planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica; coordenar e orientar levantamentos, estudos e pesquisas relativamente a instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico; entre outras.

Site de Referência: www.rondoniaovivo.com/noticias

Comentários

MAIS LIDAS