INVENTÁRIOS TURÍSTICOS

O inventário turístico é um instrumento base para todo o processo de planejamento do turismo de uma localidade, como os principais atrativos turísticos, os principais equipamentos turísticos (bares, restaurantes e hotéis) e a infra-estrutura (hospitais , bancos e postos de gasolina).

Desde 1958, quando foi criada a Comissão Brasileira de Turismo, já se previa a realização, com a colaboração dos Estados e dos Municípios, do inventário das áreas de interesse turístico existentes no país, com a finalidade de proteger, por meio de legislação, a paisagem e outros motivos considerados como de atração turística.

O trabalho de inventariar também é capaz de levantar as possibilidades e as oportunidades que o setor de turismo, incluindo os agentes públicos e a iniciativa privada, precisará ser capaz de aproveitar, bem como os limites e ameaças com os quais deverá superar ou organizar-se para conviver com os vários interesses da sociedade.

O inventário é um registro completo da oferta turística, capaz de relacionar, contar e conhecer aquilo de que dispomos e gerar informações para que seja possível planejar e fazer com que o turismo realmente beneficie o local trabalhado. Até hoje os inventários são realizados pontualmente e com muito esforço de campo e, quando concluídos, se tornam volumes de publicação técnica a que poucos têm acesso, deixando assim de ser utilizado para prestar informação ao visitante interessado em conhecer a cidade e aos seus próprios empresários e moradores.

Outro aspecto de conhecimento dos inventários pela sociedade é a internet. Para termos uma idéia da importância de facilitar o acesso às informações contidas no inventário turístico, que já é uma realidade necessária, a parceria Ibope/NetRatings divulgou uma pesquisa, recentemente, informando que o acesso residencial à internet no Brasil cresceu 45,5% em 2007, formando um universo de aproximadamente 33 milhões de pessoas, que se somadas a outras que acessam em cybercafés e computadores públicos, chegam ao incrível número de 39 milhões de internautas, público de maior poder aquisitivo e consumidor de produtos turísticos.

Site de Referência: www.ideias.org.br/informativo

Comentários

  1. very nice blog :))

    xoxo

    http://www.flirting-with-fashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nice Blog i like it! ;) following?


    www.themostbeautifulpicturesyouveeverseen.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS