CARNAVAL: MAIOR FESTA POPULAR DO BRASIL

O carnaval é a maior festa popular brasileira, mobilizando a população local e turistas de várias partes do mundo. Em Minas Gerais não é diferente, os blocos, os trios elétricos e as escolas de samba divertem o público com muita música e muito agito.

Nas cidades históricas de Minas, como Ouro Preto, Diamantina e São João Del Rey, a valorização do carnaval tradicional de rua, a proposta incentiva o aperfeiçoamento das escolas de samba e blocos caricatos dos municípios participantes; valoriza também a composição, edição e publicação de letras e músicas que caracterizem o ritmo samba; e estimula a participação de bandas de músicas regionais, além de orquestras bicentenárias com repertórios históricos e contemporâneos de samba.

Nas pequenas e médias cidades do estado o carnaval já tem sua tradição, como Abaeté (centro-oeste de Minas), cidade de 22 mil habitantes e que deve receber 30 mil turistas, de acordo com a organização do evento. Outra cidade que tem um carnaval muito popular é a cidade de Divinópolis, que terá a festa animada por trios elétricos e boates, além dos blocos carnavalescos.

O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Embora de origem européia, muitos personagens foram incorporados ao carnaval brasileiro, como, por exemplo, Rei momo, pierrô, colombina, etc.

Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) surgiram nessa época, mas tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem aos carros alegóricos.

O evento tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um crescimento considerável neste período, que ocorreu em virtude das marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval mais animado). A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”.

Sites de Referência: ecoviagem.uol.com.br,  g1.globo.com e www.brasilescola.com

Comentários

  1. Chegando agora no seu blog...pretendo ler tudo,por enquanto...seguindo!

    ResponderExcluir
  2. Olá!Bom dia!
    Muito bom o blog!
    Andei navegando pelas postagens anteriores!
    Belos textos! Bem elaborados e concatenados!
    Uma bela descrição da história do carnaval.Gostei!
    Obrigado pela participação em meu blog!
    Muito feliz!
    Bela quinta!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Leonardo...
    Vim agradecer sua participação no Denguinho....Parabéns pelo conteúdo do blog...bem interessante....e hoje vim pedir seu voto...estou participando de um sorteio e ficaria muito feliz com seu voto...participando vc ira conhecer vários amiguinhos para divulgar seu blog....Venha ver mais detalhes no Denguinho....sou a Nina 26 no sorteio...
    Nyan nyan
    Nina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS