CARTOGRAFIA APLICADA AO PLANEJAMENTO TURÍSTICO

A cartografia é a ciência que se procura em representar a Terra através de mapas ou cartas, geralmente em escalas reduzidas. Os mapas surgiram muito antes das grandes navegações dos séculos XV e XVI, tem-se notícia de que o primeiro mapa teve origem na Mesopotâmia, o mapa de Ga-Sur, ele se preocupava em representar os principais rios da região, especialmente o Eufrates, e o território nas proximidades.

Porém, a cartografia somente teve um desenvolvimento significativo na época das grandes navegações de países europeus, devido à necessidade de se obter técnicas de orientação dos navegantes, mas ainda sem contar com a precisão das latitudes e das longitudes, que só passaram a ser utilizadas muito tempo depois.

Uma escola pioneira na criação de mapas, a Escola de Sagres, foi fundada pelo monarca português Dom Henrique em associação com ricos comerciantes a armadores. Na escola foram desenvolvidas instrumentos com a bússola e o astrolábio, representando o crescimento de Portugal no contexto geopolítico das navegações.

No turismo, a cartografia tem grande importância, principalmente no que se diz respeito aos mapas e guias turísticos, que tem o intuito de orientar os turistas e a própria população local. Em muitos casos, os mapas turísticos são feitos em forma de roteiro, facilitando a vida dos visitantes.

A cartografia é uma forma de comunicação que tem atuado na instrumentação do turismo praticamente desde o seu surgimento como atividade econômica. E assim como outras formas de comunicação com o turista, como os folhetos de divulgação e placas informativas que são disponibilizados nos espaços turísticos, os mapas devem orientar as pessoas na localização dos objetos e lugares de seu interesse. Em especial nas tarefas de planejamento e gestão do turismo, a cartografia pode constituir um instrumental extremamente útil nas etapas de diagnóstico, de implementação e de avaliação de uma atividade turística.

Contudo, a linguagem cartográfica tem uma série de especificidades que devem ser conhecidas por quem deseja utilizá-la, como por exemplo os símbolos cartográficos, como a fonte, título, escala e a orientação geográfica.

Site de Referência: http://www.revistas.ufg.br/index.php/bgg/article/view/4109

Comentários

Postar um comentário

MAIS LIDAS