CIRCUITO TURÍSTICO "GRUTAS E MAR DE MINAS"


Localizado no centro-oeste de Minas Gerais, o Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas tem o objetivo de desenvolver a atividade turística na região através de três atrativos naturais.

O primeiro atrativo é o Lago de Furnas, lago que possui 1500 km2 e um perímetro de 3,7 mil kilômetros. No que se refere ao volume de água, esse volume é sete vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. No município de Formiga, encontramos o Balneário de Furnas Tur, um dos mais famosos da região, com clubes náuticos e junto com o Distrito Turístico de Ponte Vila, fornece uma boa infra-estrutura de turismo e lazer.

O segundo atrativo é porque a região é cárstica, onde são encontradas mais de 750 cavernas, um grande número de dolinas, vários sítios arqueológicos e paleontológicos, uma boa diversidade de fauna cavenícola e uma complexa rede hídrica subterrânea.

Por último temos o rio São Francisco, também denominado de “Velho Chico” e “rio da integração nacional”, porque é o maior rio inteiramente brasileiro e integra várias regiões do país. O rio foi descoberto em 4 de outubro de 1501, por Américo Vespúcio e André Gonçalves, logo após a chegada dos portugueses ao Brasil.

O circuito é formado por 10 municípios: Arcos, Boa Esperança, Campo Belo, Candeias, Cristais, Formiga, Iguatama, Lagoa da Prata, Pains e Pimenta, sendo que a sede do circuito está localizado na cidade de Formiga. A certificação do circuito foi concedida em 2006 pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR), tendo a renovação no ano de 2009.

Também, como é comum no interior de Minas, existe grande número de fazendas centenárias, que encantam pelas belezas naturais e pelo Museu Corumbá, que preserva um pedaço da história da região.

Referências: www.grutasemardeminas.com.br, www.turismo.mg.gov.br

Comentários

MAIS LIDAS